
Macaé sediou recentemente uma etapa crucial do Programa Município Mais Seguro, com guardas municipais da cidade e de municípios vizinhos participando de um intenso treinamento em campo. A iniciativa, do governo federal em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), visa capacitar multiplicadores para a prevenção da violência com foco na atuação comunitária.
A quinta-feira foi dedicada à prática, onde agentes de Macaé, Campos dos Goytacazes, Rio das Ostras e Búzios percorreram locais estratégicos. O objetivo principal foi aprimorar o olhar para a percepção de riscos e a identificação de pontos de vulnerabilidade, contribuindo para uma segurança mais eficaz e voltada ao bem-estar da população.
A Prática em Campo e a Visão Cidadã na Segurança
Durante a atividade de campo, os guardas municipais visitaram estabelecimentos como o Centro de Especialidades Médicas Dona Alba e o Colégio Municipal Maria Isabel. Nesses locais, o foco foi analisar detalhadamente a infraestrutura e o ambiente para identificar possíveis falhas de segurança, como controle de acesso, barreiras físicas inadequadas, pontos cegos e vegetação mal posicionada que poderia comprometer a proteção dos cidadãos.
O secretário de Segurança de Macaé, Tales Borges, ressaltou a importância da formação com um olhar voltado à cidadania. “O foco de tudo o que está sendo passado é a preservação do bem-estar das pessoas, de como diversos fatores podem interferir e como o papel do guarda deve ser em diferentes contextos. Tudo isso contribui para aprimorar o trabalho de segurança desenvolvido diariamente em nossa cidade”, afirmou Borges, destacando a relevância da abordagem preventiva.
Multiplicadores da Segurança Comunitária na Região dos Lagos
A capacitação, que incluiu duas semanas de aulas teóricas, culminou na aplicação prática do conhecimento. A supervisora Celene Medeiros, da Guarda de São Bernardo do Campo-SP e instrutora do Programa, explicou a transição da teoria para a prática: “Buscamos com esse trabalho em campo trazer essa visão de cuidado, da proximidade com a população. O guarda reconhece a realidade do ambiente e identifica fatores que podem comprometer a segurança”.
A experiência tem sido amplamente elogiada pelos participantes. Daiana Azevedo dos Santos, Guarda Municipal Civil de Búzios com 14 anos de atuação, expressou sua satisfação: “Está sendo muito gratificante, o curso abre novos horizontes, ainda mais esse tópico que aborda a polícia comunitária, que tem como contexto esse contato realmente com a população. É uma experiência que agrega muito à nossa prática diária de trabalho”.
Sandro Henrique, Guarda Municipal de Macaé com 22 anos de experiência, também destacou o aprendizado e a troca de conhecimentos com colegas de outras cidades da Região dos Lagos e do Norte Fluminense. “Estamos aprendendo coisas que nunca tínhamos visto antes e que serão muito importantes para o nosso desempenho junto à população. Além disso, o fato de sairmos dessa formação como multiplicadores oportuniza que muito mais pessoas recebam a informação que estamos levando daqui”, pontuou.
O Programa Município Mais Seguro, uma iniciativa federal, busca fortalecer as forças de segurança locais, promovendo uma cultura de prevenção e proximidade com a comunidade. Para mais informações sobre programas de segurança pública, visite o site do Ministério da Justiça e Segurança Pública: gov.br/mjsp.
O Rio das Ostras Jornal acompanha o caso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!