
Casimiro de Abreu, na Região dos Lagos, reforçou na última semana as ações do “Junho Violeta”, campanha nacional de combate à violência contra a pessoa idosa. Em uma iniciativa conjunta, o Programa de Saúde da Pessoa Idosa e a Guarda Sênior uniram forças para promover um evento educativo e de conscientização, direcionado aos agentes que atuam em Barra de São João e na própria sede do município.
O encontro teve como objetivo principal capacitar os participantes com informações cruciais sobre envelhecimento saudável. Foram abordadas diversas práticas, como alongamento, técnicas de prevenção de quedas, a importância do autocuidado e o uso de Práticas Integrativas e Complementares (PICS), visando melhorar a qualidade de vida e a autonomia dos idosos da região.
Conscientização e Capacitação Regional
A equipe multidisciplinar (eMulti) e os profissionais da Academia da Saúde desempenharam um papel fundamental, colaborando ativamente com o Programa de Saúde da Pessoa Idosa. Essa parceria estratégica permitiu a entrega de um conteúdo abrangente e prático, capacitando os agentes da Guarda Sênior para que se tornem multiplicadores de conhecimento e protetores dos direitos dos idosos em suas comunidades, não apenas em Casimiro de Abreu, mas com impacto em toda a Região dos Lagos.
A Importância do Reconhecimento de Direitos
Adélia Meira, coordenadora do Programa de Saúde da Pessoa Idosa, destacou a relevância da campanha e a missão do programa. "É fundamental conscientizar a população sobre a proteção dos direitos da pessoa idosa, mas também é preciso fazer com que os próprios idosos os reconheçam e tenham acesso a eles. O nosso trabalho é justamente garantir e favorecer o cumprimento desses direitos", afirmou. A iniciativa reforça a necessidade de um olhar atento e proativo para a terceira idade, promovendo o respeito e a dignidade, conforme previsto no Estatuto da Pessoa Idosa.
A continuidade das ações do Junho Violeta em Casimiro de Abreu, com o engajamento da Guarda Sênior e dos programas de saúde, reflete o compromisso da administração municipal em assegurar o bem-estar e a segurança de sua população idosa, servindo de exemplo para outros municípios do Norte Fluminense e da Costa do Sol.
Continue acompanhando o Rio das Ostras Jornal para mais notícias da Região dos Lagos e Norte Fluminense.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!