23/06/2026

Casimiro de Abreu intensifica Junho Violeta com ação para Guarda Sênior

Casimiro de Abreu intensifica Junho Violeta com ação para Guarda Sênior

Casimiro de Abreu, na Região dos Lagos, reforçou na última semana as ações do “Junho Violeta”, campanha nacional de combate à violência contra a pessoa idosa. Em uma iniciativa conjunta, o Programa de Saúde da Pessoa Idosa e a Guarda Sênior uniram forças para promover um evento educativo e de conscientização, direcionado aos agentes que atuam em Barra de São João e na própria sede do município.

O encontro teve como objetivo principal capacitar os participantes com informações cruciais sobre envelhecimento saudável. Foram abordadas diversas práticas, como alongamento, técnicas de prevenção de quedas, a importância do autocuidado e o uso de Práticas Integrativas e Complementares (PICS), visando melhorar a qualidade de vida e a autonomia dos idosos da região.

Conscientização e Capacitação Regional

A equipe multidisciplinar (eMulti) e os profissionais da Academia da Saúde desempenharam um papel fundamental, colaborando ativamente com o Programa de Saúde da Pessoa Idosa. Essa parceria estratégica permitiu a entrega de um conteúdo abrangente e prático, capacitando os agentes da Guarda Sênior para que se tornem multiplicadores de conhecimento e protetores dos direitos dos idosos em suas comunidades, não apenas em Casimiro de Abreu, mas com impacto em toda a Região dos Lagos.

A Importância do Reconhecimento de Direitos

Adélia Meira, coordenadora do Programa de Saúde da Pessoa Idosa, destacou a relevância da campanha e a missão do programa. "É fundamental conscientizar a população sobre a proteção dos direitos da pessoa idosa, mas também é preciso fazer com que os próprios idosos os reconheçam e tenham acesso a eles. O nosso trabalho é justamente garantir e favorecer o cumprimento desses direitos", afirmou. A iniciativa reforça a necessidade de um olhar atento e proativo para a terceira idade, promovendo o respeito e a dignidade, conforme previsto no Estatuto da Pessoa Idosa.

A continuidade das ações do Junho Violeta em Casimiro de Abreu, com o engajamento da Guarda Sênior e dos programas de saúde, reflete o compromisso da administração municipal em assegurar o bem-estar e a segurança de sua população idosa, servindo de exemplo para outros municípios do Norte Fluminense e da Costa do Sol.

Continue acompanhando o Rio das Ostras Jornal para mais notícias da Região dos Lagos e Norte Fluminense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!