Caso Master: Comissão do Senado aprova oitivas de Daniel Vorcaro e do diretor-geral da PF | Rio das Ostras Jornal

Caso Master: Comissão do Senado aprova oitivas de Daniel Vorcaro e do diretor-geral da PF

Rovena Rosa/Agência Brasil

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou nesta terça-feira (10/2) uma série de pedidos para ouvir investigados e autoridades relacionadas ao caso Master, envolvendo fraudes no sistema financeiro. Entre os nomes aprovados para depoimento estão o dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, e o diretor da Polícia Federal, Andrei Rodrigues. Além disso, a comissão solicitou informações ao Tribunal de Contas da União (TCU) e ao Banco Central.

O calendário dos depoimentos ainda será definido, com prioridade para acompanhar os desdobramentos das investigações em andamento. Segundo o presidente da CAE, senador Renan Calheiros (MDB-AL), a comissão vai se adaptar aos fatos e poderá convocar reuniões emergenciais sempre que necessário. “As expectativas são boas. O calendário será dos fatos e não da comissão. Se for preciso fazer uma reunião de emergência, nós faremos a qualquer momento”, afirmou.

Na quarta-feira (11), uma comitiva de senadores se reunirá com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, e com agentes da Polícia Federal, para colher mais informações sobre o caso Master. Em paralelo, Daniel Vorcaro também tem depoimento previsto na CPMI do INSS no dia 26 de fevereiro, para esclarecer operações de empréstimos consignados autorizados a aposentados e pensionistas sem consentimento.

O colegiado da CAE foi criado para investigar irregularidades no sistema financeiro e propor novos mecanismos de fiscalização. Apesar de pressões de alguns congressistas para criar uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) sobre o Master, a iniciativa não avançou.

O Banco Central decretou, em novembro de 2025, a liquidação extrajudicial do Banco Master, após investigações da Polícia Federal indicarem fraudes estimadas em mais de R$ 12 bilhões. Na última semana, o ministro Dias Toffoli, do STF, retirou o sigilo dos depoimentos de Vorcaro prestados em 30 de dezembro, nos quais ele reconheceu a crise de liquidez da instituição e negou ter recebido qualquer “facilitação política” para viabilizar os negócios junto ao BRB.

Gazeta Brasil

Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

Publicidade