Rio das Ostras se prepara para receber 200 mil pessoas no Réveillon: confira o plano e os desafios para o futuro | Rio das Ostras Jornal

Rio das Ostras se prepara para receber 200 mil pessoas no Réveillon: confira o plano e os desafios para o futuro

Foto: Divulgação

A administração municipal de Rio das Ostras organizou uma megaestrutura para a virada do ano de 2026. Com uma expectativa de público que chega a 200 mil pessoas, as secretarias de governo montaram um esquema especial para garantir serviços essenciais como saúde, limpeza e segurança. O grande destaque da noite será o show pirotécnico de 15 minutos, que contará com a inédita "cascata invertida" no Mirante da Baleia e fogos musicados na orla do Centro e da Tartaruga.

Saúde e Logística de Emergência

Entre os dias 31 de dezembro e 4 de janeiro, os postos de saúde da rede básica não funcionarão. Para suprir a demanda, a Prefeitura reforçou as equipes de plantão na Upa 24h, no Pronto-Socorro e no Hospital Municipal (emergências pediátricas e obstétricas). Além disso:

  • Procedimentos eletivos estão suspensos por sete dias a partir do dia 30 para liberar leitos;
  • Duas equipes de resgate estarão fixas em Costazul e no Centro;
  • Motolâncias circularão pela orla para atendimentos rápidos de suporte básico.

Segurança, Mobilidade e Limpeza

O esquema de segurança contará com 60 guardas municipais e cerca de 80 policiais militares por dia, utilizando carros e motos para patrulhamento. A Guarda Civil Municipal interditará ruas no Bosque, Centro, Boca da Barra e Costazul das 5h de quarta-feira até o meio-dia de quinta-feira.

No transporte público, as linhas 01, 03, 04, 06 e 09 terão horários estendidos até as 2h da manhã do dia 1º de janeiro. Já a limpeza pública terá reforço nas equipes de varrição e coleta em praias e trilhas até o dia 5 de janeiro.

O que melhorar para os próximos verões?

Embora o planejamento seja robusto, alguns pontos podem ser repensados para otimizar a experiência de moradores e turistas em verões futuros:

  1. Ampliação do horário de transporte: para um público de 200 mil pessoas, o encerramento das linhas às 2h da manhã pode ser insuficiente, gerando grandes aglomerações nos pontos e forçando o deslocamento a pé por longas distâncias.
  2. Cronograma de parques e cultura: manter parques e museus fechados no dia 1º de janeiro, um dos dias de maior movimento turístico, reduz as opções de lazer para famílias que não desejam apenas a praia.
  3. Proporção de segurança: o efetivo de 80 policiais militares para um público estimado em 200 mil pessoas representa uma média de um agente para cada 2.500 indivíduos, o que pode sobrecarregar as equipes em caso de múltiplos incidentes simultâneos.
  4. Descentralização da saúde: o fechamento total dos postos de saúde por cinco dias consecutivos sobrecarrega as unidades de urgência (Upa e Hospital) com casos que poderiam ser resolvidos na rede básica.
Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

Publicidade