A estimativa de que 2,1 milhões de pessoas teriam assistido ao show da cantora Lady Gaga na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, no último sábado (3), foi colocada em dúvida por uma pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP), considerada a melhor da América Latina. De acordo com Mariana Aldrigui, professora e pesquisadora de turismo da USP, os números divulgados pela Prefeitura do Rio de Janeiro não condizem com a realidade física do espaço.
“Se considerarmos todos esses
obstáculos e fizermos essa conta com um número aceitável, de 6 pessoas por
metro quadrado, o show de Lady Gaga deve reunir no máximo 1 milhão de pessoas”,
declarou Mariana à revista Veja. Um estudo recente do instituto
Datafolha reforça a análise da pesquisadora, apontando que Copacabana comporta,
no máximo, 1,2 milhão de pessoas — em um cenário ideal e sem barreiras.
Aldrigui explicou que, em eventos
a céu aberto, como os shows de Lady Gaga e Madonna, os números geralmente são
inflacionados. “Em eventos em espaços abertos, os chutes extrapolam a
capacidade física dos locais onde ocorrem. No caso particular do Rio, ninguém
duvidava do que se alardeava para os Réveillons, mesmo quando o número chegava
a 50% da população residente na cidade confinada na faixa de areia do Leme a
Ipanema”, pontuou.
Segundo ela, cálculos técnicos
mais realistas indicam uma área útil de 2.000 m², com 80 metros de faixa de
areia e cerca de 50 metros de calçada e rua. Com base nisso, e considerando 6
pessoas por metro quadrado, o total seria de aproximadamente 1,56 milhão de
pessoas. “É essa a conta que fazem, mas sem descontar absolutamente nada”,
afirmou.
A própria pesquisadora reiterou
que até mesmo a estimativa de 1,6 milhão de pessoas no show da Madonna, em maio
de 2024, seria irreal. “O número divulgado de 1,6 milhão seria vinte vezes a
capacidade do estádio do Maracanã”, comparou. Para ela, uma estimativa mais
plausível para os dois shows seria algo entre 690 mil e 1 milhão de pessoas.
Enquanto os números oficiais do
público do evento “Todo Mundo no Rio”, que contou com a apresentação de Lady
Gaga, ainda serão revisados por instituições especializadas, a audiência
televisiva já foi medida: a transmissão do show registrou média de 12 pontos na
Grande São Paulo — 29% a menos do que o show de Madonna, que atingiu 17 pontos
no ano anterior. Cada ponto equivale a 199 mil telespectadores, o que
representa cerca de 2,4 milhões de pessoas acompanhando Lady Gaga pela TV na
capital paulista. No Rio de Janeiro, a audiência chegou a picos de 21 pontos,
ou aproximadamente 4,18 milhões de espectadores.
Gazeta Brasil
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!