Chefe da pasta sofria pressão
para deixar o cargo na Esplanada após acusações de supostas irregularidades no
pagamento de diárias e na utilização de voos oficiais para fins particulares
O ministro das
Comunicações, Juscelino
Filho (União Brasil-MA), publicou em suas redes sociais que ainda
terá “muito trabalho pela frente” no comando da pasta. A afirmação ocorre após
uma reunião entre o político e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT),
nesta segunda-feira, 6, à respeito das supostas irregularidades que cercavam
Juscelino nos últimos dias. O chefe da pasta ministerial é acusado de utilizar
voos oficiais da Força Aérea Brasileira (FAB) e de receber o pagamento de
diárias para fins particulares. Em suas redes sociais, o político afirmou que
houve uma reunião positiva com o chefe do Executivo e que houve o
esclarecimento das “acusações infundadas” realizadas contra si. Além da
manifestação em suas redes sociais de sua possível permanência, a equipe de
reportagem da Jovem Pan confirmou a informação da não demissão
de Juscelino com a assessoria do Ministério. Mais cedo, antes do encontro do
ministro com o presidente da República, Juscelino havia publicado um vídeo em
suas redes sociais em que se justificava sobre as acusações. Na publicação, o
político maranhense alega que as diárias foram emitidas através de uma “falha
no sistema” e que, assim que identificados os erros, o valor foi devolvido à
União. No Twitter, o ministro publicou os comprovantes de transferência com os
valores que seriam o reembolso às diárias. Sobre integrar voos da FAB,
Juscelino afirmou que utilizou a aeronave já que havia uma agenda oficial a ser
cumprida. “E o meu retorno se deu em um voo da FAB compartilhado solicitado de
outro ministério”, disse.
“Isso é uma injusta distorção dos
fatos, estou à disposição das autoridades para tratar de tudo que está sobre
minha responsabilidade, mas é inaceitável que me envolvam com atos de
terceiros, sou ficha limpa e não respondo a nenhum processo e é importante
deixar isso bem claro”, classificou o ministro. Além da preocupação manifestada
pelo presidente Lula, a mandatária do Partido dos Trabalhadores,
deputada federal Gleisi
Hoffmann (PT-PR), já havia pedido o afastamento de Juscelino para
evitar um “constrangimento de parte a parte”. “Acho que o ministro devia pedir
um afastamento para poder explicar, justificar, se for justificável o que ele
fez”, disse em entrevista ao portal Metrópoles. No entanto, a do União Brasil na
Câmara dos Deputados e no Senado Federal se posicionou de maneira contrária às
falas de Gleisi e relembrou polêmicas envolvendo a sigla petista no passado ao
lamentar a utilização de “dois pesos e duas medidas para tratar de assuntos
inerentes à vida pública”. “Quando atitudes dos seus aliados são contestadas –e
não faltaram acusações a membros do PT na história recente do país –a
parlamentar prega o direito de defesa. Quando a situação se inverte, prefere
fazer pré-julgamentos”, afirmou o documento assinado pelos líderes Elmar
Nascimento, na Câmara; e Efraim Filho, no Senado.
Sai há pouco do Palácio do Planalto, onde tive uma reunião muito positiva com o presidente @LulaOficial. Na ocasião, esclareci as acusações infundadas feitas contra mim e detalhei alguns dos vários projetos e ações do @mincomunicacoes. Temos muito trabalho pela frente!
— Juscelino Filho (@DepJuscelino) March 6, 2023
Por Jovem Pan

0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!