Secretário do AM diz que ‘não há indícios de crime’ contra jornalista e indigenista | Rio das Ostras Jornal

Secretário do AM diz que ‘não há indícios de crime’ contra jornalista e indigenista

Desaparecimento repercutiu em diversos países 
Foto: WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO

Dom Phillips e Bruno Pereira estão desaparecidos no Vale do Javari, AM, desde domingo 5

O secretário de Segurança Pública do Amazonas, Carlos Alberto Mansur, afirmou em coletiva de imprensa na quarta-feira 8 que, até o momento, não há “indícios fortes de crime” no desaparecimento do jornalista Dom Phillips, colaborador do jornal britânico The Guardian, e do indigenista Bruno Araújo Pereira, servidor licenciado da Fundação Nacional do Índio (Funai). As buscas e as investigações continuam.

Eles foram vistos pela última vez no domingo 5, no Vale do Javari, no Amazonas, na divisa entre o Brasil e o Peru. Eles faziam um trajeto entre a comunidade ribeirinha São Rafael e Atalaia do Norte.

A região do Vale do Javari é a segunda maior terra indígena do Brasil, equivalente ao território de Portugal, com pouco mais de 90 mil quilômetros quadrados. O acesso ao local é considerado difícil pelas autoridades, o que dificulta as buscas pelos desaparecidos. Atuam na área cerca de 250 agentes da Polícia Federal, integrantes da Marinha, Exército, Polícias Militar e Civil do Amazonas.

O servidor afastado da Funai sofria ameaças de garimpeiros que atuam em terras indígenas. O jornalista recebeu no ano passado uma bolsa da Fundação Alicia Patterson, dos EUA, para investigar a  preservação e a conservação da Amazônia.

Desaparecidos não avisaram sobre entrada em área indígena

Em entrevista à rádio Jovem Pan, o presidente da Funai, Marcelo Xavier, afirmou que o jornalista e o indigenista não informaram à Funai sobre a entrada em área indígena isolada.

“O servidor está de licença para tratamento de assuntos particulares”, disse Xavier. “Ele não estava a serviço da Funai. Desconhecemos se os protocolos para entrada em área indígena tenham sido cumpridos.”

Ainda segundo Xavier, vivem na região cerca de 10 mil indígenas.

Redação Oeste

Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

Publicidade