Cerca de 50 pessoas com algum tipo de deficiência receberam tratamento de reis e rainhas no baile de gala, que aconteceu neste domingo (13/02), no Palácio Guanabara.
O evento Night to Shine (Noite para Brilhar, em português) simula uma festa de formatura no modelo norte-americano para pessoas com deficiência. A iniciativa já percorreu vários países do mundo e aconteceu pela segunda vez no Brasil.
A parceria, realizada entre a Fundação Tim Tebow, dos Estados Unidos, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e o RioSolidario, tem como objetivo enfatizar a importância da inclusão, além de proporcionar momentos de alegria e autoestima a pessoas com deficiência e seus familiares.
- A luta
pela pessoa com deficiência deve ser completa, abranger todas as áreas,
pensando na vida desses cidadãos como um todo. Eu sempre digo que há uma dívida
social histórica com a pessoa com deficiência. Fico extremamente feliz de
recebê-los aqui, de ver organismos internacionais olhando por essas pessoas e
poder dar a elas uma vida mais digna - disse o governador Cláudio Castro.
A presidente de honra do RioSolidario e primeira-dama do estado, Analine Castro, ressaltou a importância de eventos que promovem a inclusão.
- Estou muito feliz de estar aqui nesta noite especial celebrando reis e rainhas dentro desse espaço que é do povo. A gente vem lutando diariamente para que cada vez mais as pessoas com deficiência tenham o seu espaço na sociedade, é isso que nós esperamos - destacou.
Baile de gala
A festa teve direito a passeio de Limusine, tapete vermelho, jantar solene e show. A recepção contou ainda com um espaço de beleza, onde os convidados receberam um tratamento especial, incluindo cabeleireiros, maquiagens e sapatos engraxados.
Para Emília da Conceição Ferreira da Silva, de 61 anos, o momento foi de comemoração.
- Eu vejo esse trabalho como algo grandioso. Incentivar a inclusão e a preocupação com o próximo é essencial. Ter essa noite de glamour, me sentir bonita, ter esse tempo dedicado a mim está me fazendo muito bem – disse a aposentada, que teve poliomielite aos sete meses de idade e hoje é cadeirante.
Luiza Zwang, de 56 anos, compartilha do mesmo sentimento.
- Toda e
qualquer iniciativa de inclui a pessoa com deficiência como um todo, na sua
essência, é muito importante porque o que a gente precisa é de respeito a nossa
condição, respeito aos nossos direitos. Temos que acabar com a invisibilidade
da pessoa com deficiência - observou Luiza, que nasceu com uma malformação
congênita.
A secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Daniele Barros, também destacou a importância da inclusão.
- É muito gratificante fazer parte desse movimento da diversidade. Esse governo abraça completamente essas pautas que envolvem as pessoas com deficiência e é uma alegria dar visibilidade a essas ações de inclusão - afirmou.
O diretor Internacional do Night to Shine, Sean O'Hare, falou sobre a segunda edição do evento no Rio de Janeiro.
- É uma honra estar aqui no Rio de Janeiro mais uma vez e esse é o momento em que a gente aprecia e prova que toda vida é bela. Eu aprendi que com esse tipo de evento mostramos o nosso potencial e podemos servir de exemplo em todo o mundo para que façam algo parecido - declarou.
Também
participaram no evento, o secretário de Desenvolvimento Social e Direitos
Humanos, Matheus Quintal; o senador Romário, além de outros representantes da
Fundação Tim Tebow.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!