Fotos: Divulgação COMDEF |
Acessibilidade e informações por libras foram aplicadas pelos conselheiros e voluntários
No último sábado, dia 8 de maio, conselheiros e voluntários do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Rio das Ostras – COMDEF-RO, acompanharam de perto a vacinação contra a Covid-19 dos deficientes em cada Posto de Vacinação, de acordo com o cronograma da Secretaria de Saúde.
Deficientes auditivos, visuais, intelectuais e com deficiência física de Rio das Ostras foram imunizados contra a Covid-19, com a primeira dose da AstraZeneca.
Para a conselheira Isabel Melo, o COMDEF Rio das Ostras vem
participando ativamente do movimento estadual e nacional pela vacinação de PCD.
Fotos: Divulgação COMDEF |
“Nas reuniões com a Prefeitura ficou clara a possibilidade
de avanços com a ampliação do quadro de PCDs e a vacinação de cuidadores familiares.
Só a luta justifica a vida e a luta continua! A campanha "Vacina Já! “Eu mereço uma dose de respeito” tem crescido
a nível nacional, facilitando a troca de informações e enriquecido bastante as
ações de todos os Conselhos participantes”. Finalizou
Para a Conselheira Renata Fernandes, o publico precisa de mais informação e estar conscientizados sobre a vacina. “É necessário buscar informações nos postos de vacinação para tirar dúvidas”, Disse.
“A vacinação das pessoas com Deficiência aconteceu na última semana e sentimos que esse público ainda não tem muitas informações sobre a vacinação e a importância de procurarem essas informações. Acompanhem a divulgação nas redes sociais e peça ajuda nos postos de saúde. Se não tiver nenhum documento atualizado também não se preocupe basta assinar um declaração nos postos de vacinação da prefeitura”. Finalizou.
Já para o conselheiro Angel Morote, as faixas etárias para a vacinação dos PCDs deveriam de ser mais extensas para atingir mais pessoas com deficiências.
Fotos: Divulgação COMDEF |
“As estruturas montadas pela Secretária de Saúde para a vacinação dos PCDs, estão dentro do protocolo e com um atendimento humano, mas, poderiam ser vacinados mais deficientes se a faixa etária fosse maior, quanto mais extensa a faixa etária mais deficientes seriam imunizados”. Explica
O COMDEF-RO contou com duplas de conselheiros e voluntários nos postos de vacinação para facilitar a acessibilidade dos PCDs e para os quem têm dificuldades de interpretar no caso dos deficientes auditivos receberem as informações em Libras sobre a Vacinação da Covid-19, como o cadastramento das pessoas com deficiência por intermédio de uma ficha elaborada pelo Comdef.
SÍNDROME DE DOWN – Na quinta, dia 6, os
conselheiros acompanharam e cadastraram os deficientes com Síndrome de Down na
Casa da Vacina “Dona Edimeia”, no bairro Nova Esperança.
CADASTRAMENTO – O COMDEF/RO, está cadastrando todos os deficientes do município, inicialmente tomando como referência as já vacinadas, como a realização do Censo Municipal de PCDs, com o objetivo de alimentar o banco de dados, além da expansão das políticas públicas destinadas às pessoas com deficiência.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!