Concurso selecionou projetos de natureza investigativa ou de inovação, com temática socioambiental
O Desafio
Inovar divulgou os vencedores do concurso virtual desenvolvido pelo programa
InovareAprender. A classificação foi para as três primeiras colocadas das
turmas de 1º ao 5º ano, 6º e 7º ano, 8º e 9º ano e Ensino Médio. A equipe
vencedora do 1º ao 5º ano é da Escola Municipal Paulo Freire (Lagomar), com o
projeto "Bitucas do Mal. Cigarro, um mal para todos”. Já os três primeiros
colocados do 6º e 7º ano, respectivamente, são: “Aplicativos para festas
online” (Jardim Escola Letrinha de Criança), “Animação Dinossauros” (Colégio
Municipal Elza Ibrahim) e “Você já pensou sobre seu lixo?” (Escola Municipal
Paulo Freire).
Do 8º e 9º ano
são: “Protótipo de Massa do papel reciclado” (Escola Municipal Polivalente
Anísio Teixeira), que também vai participar da Feira de Ciência, Tecnologia e
Inovação do Estado do Rio de Janeiro (FECTI); “Influência das condições
estratosféricas na diapausa como processo de seleção natural de zooplantom e
fitoplancton” (Centro Educacional Batista Casimiro de Abreu); e “Bueiro Inteligente”
(Educarte). No Ensino Médio, as três ganhadoras são: “Irrigasol- Bombeamento
Solar Inteligente para Irrigação", que também faturou o primeiro lugar
para participar da FECTI, “Protótipo de Mão Robótica” (INSG- Castelo) e “Robô
seguidor de linha híbrido: Lego Mindstorms-EV3 e Arduíno” (Hélio Alonso).
A programação que contou com participação expressiva de escolas do estado,
selecionou os melhores projetos de natureza investigativa ou de inovação, com a
temática socioambiental. A premiação será de medalhas para os três primeiros
lugares-alunos e professor orientador e um troféu para a escola. No concurso,
as equipes apresentaram redações, vídeos e slides, sendo que na produção, foram
aplicados conteúdos de diferentes disciplinas em busca de soluções. As equipes
foram avaliadas por cientistas pesquisadores, educadores de diferentes estados
do país e representantes das redes pública e privada, que analisaram rubricas
de metodologia científica; inovação originalidade; aplicabilidade para a
sociedade,criatividade e divulgação da ideia com clareza e ética.
O “Desafio Inovar” é desenvolvido pelo programa InovareAprender, desenvolvido
na rede municipal com o objetivo de promover e incentivar a investigação, a
inovação científica, o uso de novas tecnologias, a robótica e a cultura maker.
São 13 estações de trabalho que envolvem alunos, professores e universitários.

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