Atendimento presencial será feito com hora marcada pelo Meu INSS ou telefone 135. LUIS LIMA JR/FOTOARENA |
Atendimento
será apenas para cinco tipos de serviços, com agendamento por meio do site,
aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135
Parte das
agências do INSS (Insituto Nacional do Seguro Social) vai reabrir para o
atendimento presencial a partir desta segunda-feira (14), após quase seis meses
fechadas por causa da pandemia
de coronavírus. Mas para ser atendido será necessário fazer antes
agendamento, por meio do aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135. Em
São Paulo, retomada foi suspensa por decisão da Justiça.
"As
pessoas só devem ir às agências estando com agendamento feito", alerta o
presidente do INSS, Leonardo José Rolim Guimarães. Ele explica que, para evitar
aglomeração dentro ou fora das agências, os segurados sem hora marcada não
serão atendidos.
Outra
orientação é não chegar antes do horário agendado para evitar aglomeração na
porta. Qualquer dúvida, pode ser tirada por meio do chat do Meu INSS ou pelo
telefone 135. "Esses são cuidados para garantir que o nosso protocolo de
segurança possa garantir o bem-estar de todos", afirma Rolim.
Inicialmente,
cerca de 500 das 1,6 mil agências em todo o país vão reabrir. O horário de
funcionamento será das 7h às 13h. Em média, o atendimento nas agências do INSS
antes do fechamento por causa da pandemia era de 2,5 milhões de pessoas por
mês. "Agora, será muito menor que isso, porque não teremos
atendimentos espontâneos. Dependerá da quantidade de agências abertas e de
perícias", disse.
A reabertura
será gradual e segura, à medida que as agências vão cumprindo os requisitos do
protocolo de segurança. De acordo com o protocolo, será obrigatório o uso de
máscaras e medição de temperatura para entrar nas agências. Veja as medidas a
seguir:
Serviços disponíveis
Estarão
disponíveis para atendimento presencial apenas os seguintes serviços:
- perícia
médica
- avaliação social
- cumprimento de exigência
- justificação administrativa
- reabilitação profissional
- avaliação social
- cumprimento de exigência
- justificação administrativa
- reabilitação profissional
Os demais
serviços, como requerimento para aposentadoria por exemplo, continuam sendo
feitos por meio digital, no aplicativo Meu INSS, ou pelo telefone 135.
Como será o
atendimento
- Só será
permitida a entrada de quem fizer o agendamento antes pelo aplicativo Meu INSS
ou pelo telefone 135.
- Quem for às
agências deverá usar máscaras e terá a temperatura medida antes de entrar no
local.
- A agência
deverá fornecer máscara descartável, caso a pessoa esteja utilizando máscara
úmida, suja ou rasgada.
- Caso a temperatura
for indicativa de febre, de 37,5°C ou acima disso, a medição será refeita, após
alguns minutos.
- Se a
temperatura continuar alta, os segurados, beneficiários ou acompanhantes terão
o acesso proibido e serão orientados a procurar uma unidade de saúde ou médico.
- Também serão
orientados a realizar o reagendamento do serviço por intermédio dos canais
remotos, informando sobre o resguardo da data de entrada inicial do
requerimento.
- As pessoas
serão orientadas sobre a necessidade do uso de álcool em gel para higienização
das mãos e sobre a importância de manter o distanciamento mínimo de 1metro
entre elas.
- Além das
medidas de higienização, as cadeiras de espera também serão espassadas para
evitar aproximação entre os segurados.
tendimento
remoto
As agência
estão fechadas desde 24 de março por causa das medidas de restrição para
enfrentar a pandemia de coronavírus. O atendimento passou a ser feito apenas
pelo site e aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135.
Para a volta
gradual, além da readaptação das agências, servidores do grupo de risco vão
continuar em trabalho remoto, além daqueles que não têm onde deixar os filhos,
já que escolas estão fechadas.
Grande parte
dos serviços é acessível de forma remota e o INSS acredita que mais pessoas
acabaram por aderir essa forma de atendimento com a pandemia.
"Temos um
legado positivo. Demandas espontâneas, como são chamadas cos casos em que
pessoas entram nas agências para tirar dúvidas, começaram a ser feitas de forma
virtual. Não tenho dúvida de que grande parte da demanda já se acostumou a
fazer por meio do telefone 135 ou por meio dos canais remotos pela
internet, como Meu INSS", afirma o secretário especial de Previdência e
Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Bianco Leal.
Do R7
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