Decisão da tarifa zero no consumo de água em Macaé está nas mãos da população | Rio das Ostras Jornal

Decisão da tarifa zero no consumo de água em Macaé está nas mãos da população

Consulta Pública será no próximo dia 28, das 8h às 17h,
no Centro de Convenções. Foto: Ana Chaffin

Cobrança suspensa desde maio deste ano, a tarifa zero no consumo de água em Macaé representa o efeito direto do processo de encampação iniciado pela prefeitura como enfrentamento à precariedade no serviço prestado por 40 anos pela Nova Cedae.
Medida que já garantiu a redução de cerca de R$ 200 em três meses, para cada família dos cerca de 41 mil imóveis ligados à rede, a decisão da prefeitura em assumir oficialmente a gestão da captação, tratamento e distribuição passa agora pelo crivo da sociedade, convocada a participar da Consulta Pública que acontecerá no próximo dia 28, das 8h às 17h, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho.

Após adotar medidas judiciais, a prefeitura teve acesso a números que comprovam que o custo de operação é inferior ao volume de arrecadação da Nova Cedae. Em média, a tarifa paga pela população rende à concessionária, por ano, mais de R$ 50 milhões. Apenas a metade deste valor era aplicado em despesas.

E mesmo com superávit de receita, a concessionária se manteve sem condições de atender de forma contínua aos usuários já conectados à rede, além de criar um planejamento eficiente de expansão do sistema de distribuição na cidade.

Esta ineficiência foi atestada pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ), através da Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva, que manifestou parecer favorável ao processo de municipalização do abastecimento de água em Macaé.

O parecer assinado pela Promotora de Justiça Márcia de Oliveira Pacheco reitera que a Nova Cedae, desde que reassumiu a gestão do abastecimento, não executou medida concreta para regularizar o serviço.

Após a ação da prefeitura e a manifestação do Ministério Público, está na vez da população macaense garantir a continuidade da tarifa zero e da encampação do abastecimento de água.

No dia 28, véspera da celebração dos 206 anos de Macaé, os cidadãos deverão comparecer ao Centro de Convenções com o título de eleitor em mãos, e documento com foto, para decidir se é a favor das medidas adotadas em relação ao abastecimento de água.

Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

Publicidade