TCU proíbe ex-presidente da Petrobras de ocupar cargos públicos por oito anos | Rio das Ostras Jornal

TCU proíbe ex-presidente da Petrobras de ocupar cargos públicos por oito anos


José Sérgio Gabrielli, ex-presidente da Petrobras
 Foto: Lucio Bernardo Jr./Câmara dos Deputados
José Sérgio Gabrielli foi punido em processo que apurou superfaturamento nas obras da refinaria Abreu e Lima. G1 buscava contato com ex-presidente da Petrobras.
O Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu nesta quarta-feira (21) proibir o ex-presidente da Petrobras José Sérgio Gabriellide ocupar cargos públicos pelos próximos oito anos.
O G1 buscava contato com Gabrielli até a última atualização desta reportagem.
A mesma punição foi aplicada ao ex-presidente da OAS Léo Pinheiro e ao ex-diretor da construtora Agenor Franklin Magalhães Medeiros. O G1também tentava localizar as defesas dos dois.
Além de ficarem proibidos de exercerem cargos públicos por oito anos, os três também foram multados em R$ 10 milhões.
Entenda o caso
Gabrielli, Léo Pinheiro e Medeiros foram punidos no processo que apura superfaturamento nas obras da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco.
A refinaria da Petrobras é alvo de diversas auditorias do TCU, que já identificaram, por exemplo, a formação de cartel na licitação.
O TCU determinou ainda que a OAS, a Odebrecht, ex-executivos das empresas e da Petrobras ressarçam a Petrobras em cerca de R$ 1,95 bilhão.
Apesar de integrar o consórcio, a Odebrecht não foi punida com multa. A empresa e seus ex-administradores só terão que pagar o ressarcimento à Petrobras. A ausência de multa e punição ocorreu porque a Odebrecht e os ex-administradores assinaram acordos de leniência com outros órgãos. Como está colaborando com as investigações, a empresa não pode ser punida pelo TCU.
Por Laís Lis, G1 — Brasília

Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE