Novembro Azul tem capacitação de profissionais de saúde em Rio das Ostras | Rio das Ostras Jornal

Novembro Azul tem capacitação de profissionais de saúde em Rio das Ostras


Profissionais da Atenção Básica participaram do workshop
como atividade do Novembro Azul Foto: Maurício Rocha
Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, assistentes sociais, agentes comunitários de saúde e outros profissionais da Atenção Básica, da Rede Municipal de Saúde de Rio das Ostras, participaram nesta quarta-feira, 21 de novembro, de uma capacitação como parte da programação do Novembro Azul. Os profissionais trocaram informações técnicas e vivências, de forma a aprimorar o acolhimento e a atenção à saúde do público masculino no Município. O objetivo foi sensibilizar as equipes para esse cuidado, em especial, ações que possam contribuir para a detecção precoce do câncer de próstata.
A diretora do Departamento de Programas de Saúde, da Secretaria de Saúde, Michella Câmara, falou sobre a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, que busca promover melhoria das condições de saúde da população masculina adulta, de 20 a 59 anos. Michella apresentou os principais eixos da Política: acesso e acolhimento; saúde sexual e reprodutiva; paternidade e cuidado; doenças prevalentes na população masculina e prevenção de doenças e acidentes. Ela propôs reflexões sobre a Política, observando as demandas específicas do Município, como forma de priorizar e adequar a prática dos profissionais para atender à população local em suas necessidades.
“Observamos, por exemplo, que a reinfecção por sífilis e outras ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) acontece, muitas vezes, porque a mulher foi tratada mas seu parceiro, não. É preciso trazer esse homem para a unidade de saúde. Por isso é tão importante essa sensibilização”, disse Michella. “Precisamos abrir mais espaços de conversas com os pacientes homens nos postos de saúde”, completou.
O médico de família Leonardo Oliveira e o urologista Adilson Soares também conversaram com o grupo sobre as principais doenças que acometem a população masculina do Município e sobre os desafios encontrados para que os homens entendam que é preciso fazer o acompanhamento regular de saúde. No entanto, eles concordam que essa realidade vem mudando.
“A gente percebe hoje no consultório que o homem vem se cuidando mais do que há alguns anos. Eles estão procurando mais o posto de saúde, fazendo academia, caminhadas…se importando mais com sua saúde. Vejo uma mudança de consciência”, disse Leonardo.
O grupo debateu também a importância do trabalho integrado, entre toda a rede de atendimento, com um olhar cuidadoso para o paciente em todos os seus aspectos, sociais, emocionais e de saúde física.
CÂNCER DE PRÓSTATA – Embora o Novembro Azul tenha o objetivo de conscientizar sobre os cuidados de saúde de forma geral, a mobilização traz uma atenção especial sobre o câncer de próstata. Isso porque, como informou o médico Adilson Soares, esse é segundo tipo de câncer mais prevalente no País, com uma taxa considerável de mortalidade.
“O câncer de próstata é uma doença de incidência muito elevada, cerca de 70 mil casos por ano no Brasil. A taxa de mortalidade também é alta, com 15 mil mortes por ano”, disse o médico.
O urologista esclareceu ainda as equipes sobre os exames específicos para rastreio e diagnóstico da doença, de sangue (PSA) e de toque retal, levando ao debate entre os profissionais sobre as melhores práticas para facilitar o acesso dos homens ao atendimento, exames e informações sobre saúde.
As atividades do Novembro Azul continuam nos postos de saúde, com palestras e ações educativas até o fim do mês.

Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!