Segurado que não consegue fazer
solicitações pelo portal
Meu INSS tem que se dirigir ao posto
- Reprodução Internet
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Segurados não
conseguem acessar portal e vão ao posto, que não dá informação
Rio - Não
bastasse a instabilidade no sistema Meu INSS, o segurado tem que driblar o
atendimento precário nas agências da Previdência. Criado para ser a
"salvação" de segurados que amargam longa espera por atendimento, o
portal continua com problemas, como O DIA vem alertando desde
31 de agosto. Os usuários não conseguem autenticação para acessar a página e
muito menos cadastrar sua senha. A orientação, segundo o próprio INSS, é ligar
para a Central 135 e agendar o serviço. E é nesse momento que o trabalhador encontra
mais dificuldade: longa fila, com prazo de espera, em média, de seis meses.
Justamente por
não conseguir fazer login e senha no portal, a segurada G.P., 59, informou que
por estar com dúvidas em relação à aposentadoria agendou atendimento em uma
agência da Previdência para saber se poderia requerer o benefício.
No dia marcado
para o atendimento foram apresentados documentos, preenchidos formulários e a
informação apresentada à segurada foi a de que em 45 dias, conforme determina
normativa do instituto, haveria uma resposta sobre a concessão ou não do pedido.
Isso ocorreria por e-mail ou por recebimento da Carta de Concessão pelo
Correio.
"Nenhuma
das duas alternativas aconteceram", reclama a segurada, que voltou ao
posto para cobrar resposta do instituto. "Fui muito mal atendida na
agência. O responsável pelas informações se limitou a dizer que a minha
solicitação estava em análise", relata. "Quando questionei sobre o
prazo de 45 dias, não obtive resposta", critica a segurada.
Sistema não
funciona
"Uma
informação que poderia ter sido obtida pela internet, ou seja, no portal Meu
INSS, deixou de ser fornecida por que o sistema simplesmente não
funciona", critica Adriane Bramante, presidente do Instituto Brasileiro de
Direito Previdenciário (IBDP).
A segurada fez
contribuições por carnê e também recolhimentos pelo teto quando trabalhou com
carteira assinada. Ela queria saber do INSS se já poderia se aposentar por
tempo de contribuição.
"Não tenho
intenção de me aposentar antes dos 60 anos. Me preocupa ter um benefício
reduzido", afirma. E questiona: "E agora, como faço se enviarem a
Carta de Concessão?"
Segundo
Adriane, basta a segurada informar ao INSS que não quer se aposentar e, depois,
dá entrada no benefício. O INSS não respondeu aos questionamentos do DIA.
Confira como
se cadastrar, se o site deixar
Para ajudar
quem precisa se cadastrar ou fazer novo acesso ao Meu INSS, O DIAfez
um passo a passo para mostrar como é feito o cadastro na página
www.inss.gov.br.
Uma dica
importante: ao final de cada passo clique no botão "não sou um robô"
para passar à tela seguinte do Meu INSS. Ao entrar no portal, escolha a opção
"login" no topo ao lado direito da tela.
Em seguida,
abrirá uma janela do cidadão.br. Nela, clique no botão "primeiro
acesso". No passo seguinte, assinale em "cadastre-se" que fica
do lado direito na parte de baixo da tela.
A próxima
página vai pedir número de CPF, nome completo, data de nascimento do segurado,
nome da mãe e o estado de nascimento para fazer o login. Após preencher todas
as informações, clique em "próximo".
Neste acesso, o
trabalhador responde a cinco perguntas sobre o histórico previdenciário. É
importante ter as carteiras de trabalho ou contracheques em mãos. Após o
preenchimento, é gerado um Código de Acesso, que será trocado por uma senha de
nove caracteres criada pelo usuário. Ao final selecione "próximo".
Depois de
preencher todas as informações, o site pedirá permissão para que seus dados
sejam usados no site Meu INSS. Escolha "autorizo" para prosseguir.
Pronto, login e
senha criados, ou recriados. Agora é só acessar a página. Isto é, se o sistema
deixar.
Por MARTHA IMENES
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