Meninos resgatados em caverna na Tailândia passarão por quarentena | Rio das Ostras Jornal

Meninos resgatados em caverna na Tailândia passarão por quarentena

© AFP Soldados tailandeses saem da caverna de
Tham Luang (Tailândia) nesta segunda-feira

Oficialmente, cinco meninos tailandeses presos na caverna inundada de Tham Luang estão a salvo. Quatro haviam saído ontem e um chegou ao hospital na manhã desta segunda-feira, dia 9. A imprensa local e algumas agências internacionais falam, no entanto, em oito crianças resgatadas. Quatro nesta manhã. Os mergulhadores retomaram às 11h (1h de Brasília) o caminho de ida à câmara onde ainda estavam nove pessoas do grupo. A expectativa é que essa nova operação seja um pouco mais rápido do que a primeira.
A operação de domingo foi chamada de “um sucesso maior do que esperávamos” por Narongsak Ossotanakorn, o coordenador dos trabalhos de resgate. Dezoito mergulhadores – cinco tailandeses e 13 de outras nacionalidades – escoltaram os quatro primeiros jovens em uma operação por etapas, em que cada resgatado foi acompanhado por dois mergulhadores especialistas para ajudá-los a superar os pontos mais perigosos.
Os trabalhos de salvamento foram suspensos na noite de domingo para a colocação de novos cilindros de oxigênio ao longo do túnel de quatro quilômetros que os jovens devem percorrer para sair da caverna. Na operação de hoje decidiu-se que os mergulhadores da primeira missão também estarão nessa, liderados pelos mesmos britânicos que há oito dias localizaram os meninos 400 metros adiante de onde se calculava que estavam. São os que melhor conhecem o terreno.
“Mandamos a equipe ao interior da caverna por volta das 11 da manhã. Esperamos ter boas notícias em algumas horas”, afirmou o coordenador. E chegaram. O método foi semelhante ao utilizado no domingo. Um mergulhador vai na frente de cada garoto e outro atrás. O primeiro guia o menino e leva os cilindros de oxigênio; o segundo fica como apoio caso surjam dificuldades. Os garotos, que recém-aprenderam a nadar e mal sabem mergulhar, utilizam máscaras que cobrem todo o seu rosto, o que facilita sua respiração.
Após as retiradas, os meninos são levados ao hospital provincial de Chiang Rai, a 70 quilômetros da caverna. Lá ficarão em um período de quarentena para se recuperar, durante o qual ainda não será permitido o contato com seus familiares, disse o coordenador.
Os quatro meninos salvos no domingo estão em bom estado de saúde, disse Narongsak, mas ainda estão muito fracos e seu sistema imunológico está baixo, de modo que o contato com outros seres humanos pode contaminá-los com alguma doença.
As identidades dos resgatados não foram informadas. Oficialmente são conhecidos somente como “Javali 1”, “Javali 2”, “Javali 3” e “Javali 4” em referência ao nome da equipe de futebol a qual pertencem, os “Javalis Selvagens”.
O primeiro-ministro tailandês, Prayut Chan-Ocha, chegará nesta tarde à área de operações para supervisionar o grande aparato de resgate, do qual participam 90 mergulhadores: 40 tailandeses e 50 de outras nacionalidades.
Os doze meninos e o monitor deles ficaram presos na caverna em 23 de junho, quando uma forte chuva a inundou. Desaparecidos durante nove dias, mergulhadores britânicos os localizaram na segunda-feira, dia 2. Desnutridos, desorientados, mas vivos.
Macarena Vidal Liy
El País

Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE