Eles têm um bom motivo para não assistir ao jogo do Brasil; Nos centros cirúrgicos, a torcida é pela vida | Rio das Ostras Jornal

Eles têm um bom motivo para não assistir ao jogo do Brasil; Nos centros cirúrgicos, a torcida é pela vida


Equipe de cirurgiões decidiu fazer a bariátrica em paciente de Macaé,
no dia do jogo do Brasil contra o México pela Copa do Mundo
(Foto: Divulgação/Prefeitura de Macaé)
De olhos fixos na tela, em vez de jogo, a atenção dos cirurgiões e equipe médica está nos pacientes que ganham uma nova chance. 'Eles estavam lá torcendo pela minha vida. Esse Brasil ainda tem jeito', diz Anicaula após cirurgia bariátrica em dia de jogo com vitória da Seleção.
Parar tudo o que está fazendo, por mais importante que seja, na hora do jogo da seleção brasileira pela Copa do Mundo, é quase um dever para qualquer torcedor de coração verde e amarelo. Afinal, não é todo dia que se pode ver um evento desse nível, com as maiores estrelas do futebol em campo em busca da taça. Mas em muitos centros cirúrgicos pelo Brasil, a torcida é pela vida, e a busca é por uma nova chance.
Eles podem até estar de olhos fixos em uma tela, mas em vez de um jogo, a atenção dos cirurgiões está em pacientes que precisam de ajuda. O anestesista, Dr. Júlio Máximo, tem três cirurgias agendadas para esta sexta-feira (7) em Macaé, no interior do Rio, e não conseguiu assistir a nenhum dos quatro jogos do Brasil. Ele até tentou, deixou tudo organizado para ver ao último jogo ao lado da mulher e dos três filhos, mas...
"Na hora que o juiz apitou, entrou uma cirurgia de urgência. Acabou o jogo e eu só fiquei sabendo que o Brasil tinha ganhado, umas três horas da tarde. Minhas esposa e as crianças, todos vestidos de Brasil, ficaram me esperando. A gente fez uma programação com as cirurgias marcadas, chegamos cedo ao hospital, para dar tempo, mas não tem como saber", conta Dr. Júlio.
O anestesita explica que a correria faz parte do dia a dia da profissão.
"A emergência chega a qualquer momento, tanto em hospital público quanto em privado. Mas todo o dia eu agradeço a Deus por fazer o meu trabalho. Isso é muito gratificante.
Enquanto isso, em outro centro cirúrgico de Macaé, médicos se uniram para dar a Anicaula uma nova vida. A paciente foi submetida a uma cirurgia bariátrica pelo Sistema Único de Saúde (SUS) bem na hora do jogo do Brasil contra o México, na última segunda (2).
"Em pleno jogo do Brasil, eles estavam lá torcendo pela minha vida. Estou recomeçando, é uma nova oportunidade. Podiam estar com a família, com os filhos , mas estavam lá, comigo. Esse Brasil ainda tem jeito", diz Anicaula Rodrigues Carvalho, que esperava há anos pela oportunidade de uma cirurgia bariátrica.
A cirurgia de Anicaula foi marcada com antecedência e acabou coincidindo com o jogo. Pela importância da intervenção para a vida da paciente, toda a equipe decidiu entrar em 'campo' mantendo o procedimento.
E não foi uma equipe pequena a participar da primeira cirurgia bariátrica pelo SUS em Macaé. Além do médico Dr. Lucas Brandão, outros três cirurgiões fizeram o procedimento, que envolveu, ainda, anestesista, auxiliares, intrumentadora, equipe de enfermagem e equipe responsável pelos materiais usados na sala de cirurgia, feita por vídeo.
"No caso da cirurgia bariátrica, ela tem um peso muito importante para os pacientes. É um marco na vida da pessoa. E, como médico, pra mim, é muito gratificante ajudar.
Dr. Lucas, que é médico há oito anos e especialista em cirurgia do aparelho digestivo, admite que gosta de futebol, mas a paixão maior está no que faz.
"Mesmo o jogo, que seria algo importante, não é tão relevante quanto você ajudar uma vida, ajudar uma pessoa, melhorar a qualidade de vida dessa pessoa e os problemas de saúde dela", revela o cirurgião.
Por Ariane Marques, G1, Região dos Lagos

Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE