Maduro anuncia que Venezuela criará 'El Petro', moeda virtual similar ao bitcoin | Rio das Ostras Jornal

Maduro anuncia que Venezuela criará 'El Petro', moeda virtual similar ao bitcoin

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, durante parada
 militar em Maracay. (Foto: Miraflores Palace/Handout via Reuters)
Criptomoeda, diz o presidente da Venezuela, será respaldado nas reservas venezuelanas de ouro, petróleo, gás e diamante.
O presidente da Venezuela Nicolás Maduro anunciou neste domingo (3) que o país vai criar uma moeda virtual nacional, nos moldes do bitcoin. Ela será chamada de “El Petro”.
“A Venezuela vai criar uma criptomoeda, ‘El Petro’, para avançar em matéria de soberania monetária, fazer transações financeiras e vencer o bloqueio financeiro”, detalhou Maduro.
Alguns países como os Estados Unidos impõem restrições financeiras ao país. Alguns funcionários do governo, por exemplo, têm suas contas bloqueadas.
A moeda, disse ele, será respaldada nas reservas venezuelanas de ouro, petróleo, gás e diamante. Maduro não explicou como esse arranjo funcionaria nem quando a moeda passaria a circular.
Muitos venezuelanos já recorrem a criptomoedas, com mais ênfase no bitcoin, a mais famosa das moedas virtuais. Essas pessoas tentam proteger suas reservas dos efeitos da hiperinflação e escapar da falta de notas.
Segundo o discurso de Maduro, a criptomoeda proposta pela Venezuela se diferenciaria do bitcoin em pelo menos dois aspectos, pois será:
  • Controlada e emitida por um país e;
  • Atrelada a bens físicos.
Ao longo de 2017, a criptomoeda original passou a atrair investidores comuns e já superou os US$ 10 mil e divide economistas sobre a existência de uma bolha especulativa.
O que é bitcoin?
Criado em 2008, o bitcoin é a primeira moeda virtual de sucesso a usar criptografia. Essa tecnologia é usada para manter as transações seguras. Diferentes da moeda física, as moedas virtuais não são emitidas pelo Banco Central de nenhum país.
As transações ocorrem entre carteiras virtuais e são públicas. As transferências de bitcoins são inscritas em uma espécie de grande livro contábil, chamado de corrente de blocos (“blockchain”). Ou seja, a partir dos números das carteira envolvidas no negócio, qualquer um pode conferir quais valores foram transferidos.
O processo de inclusão de uma transferência em um desses blocos é chamado de mineração. Ele é feito por pessoas chamadas de mineradores, que cedem a capacidade computacional de suas máquinas para manter a rede funcionando. Como recompensa por isso, ganham algumas novas moedas de tempos em tempos.

Por G1
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!