Comissão pede atualização da Lei para coibir ligações indesejadas de telemarketing na Alerj | Rio das Ostras Jornal

Comissão pede atualização da Lei para coibir ligações indesejadas de telemarketing na Alerj

Uma lei estadual que protege os consumidores dos telefonemas indesejados,
 em vigor desde 2006, pode ser atualizada na Assembleia Legislativa
Comissão de Defesa do Consumidor vai pedir mudança em lei de 2006 que assegura direito à privacidade aos usuários. Quarenta reclamações por dia são recebidas.
O telefone fixo, que por muitos anos foi o principal meio de comunicação entre as residências, agora é motivo de fúria de muitos moradores do estado, por causa do grande número de ligações de telemarketing recebidas. Um levantamento feito pela Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Rio aponta que o número de reclamações dobrou em setembro 2017, na comparação com o mesmo mês do ano anterior.
Uma lei estadual que protege os consumidores dos telefonemas indesejados, em vigor desde 2006, pode ser atualizada na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). É o que recomenda a Comissão de Defesa do Consumidor da casa.
A atualização da lei criada para coibir o telemarketing estabeleceria novas regras e punições para os telefonemas indesejados. Se for aprovada, a nova lei vai permitir ao consumidor que não desejar mais receber ligações com ofertas de produtos e serviços recorrer a um cadastro para bloquear ligações de telemarketing.
Ao G1, o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, deputado Luiz Martins (PDT), disse que deu entrada na terça-feira (3), no novo projeto. Segundo ele, a lei de 2006 está defasada.
“Em função do aumento das reclamações, especificamente do telemarketing, a lei de 2006 tem que passar por uma atualização. Com isso, poderemos dar instrumentos ao consumidor, à Comissão de Defesa do Consumidor e ao Procon-RJ para punir com eficiência essas empresas e parar com esse incômodo, que não é material, mas sim um problema de privacidade, do dia a dia”, afirma o parlamentar.
“A gente recebe na Comissão de Defesa do Consumidor, uma média de mais de 40 reclamações mensais na questão do telemarketing", diz Luiz Martins.
Segundo as reclamações, não há dia nem horário determinado para receber essas ligações. “É toda hora, todo dia, de manhã e até de noite. Uma chatice. É um assédio”, diz o aposentado André Barion.
Para a empresária Márcia Bais, o momento é de pensar no cancelamento do serviço de telefonia fixa como uma estratégia para fugir das ligações de telemarketing. “Isso é uma invasão de privacidade absurda. Eu estou quase cancelando meu telefone fixo. Hoje em dia a gente só recebe telefonema de telemarketing, o que é um saco. Eu não pedi, eu não acho correta essa invasão de privacidade. Acontece o tempo todo. Todas as ligações não atendidas são de telemarketing. Completamente inconveniente”, queixa-se.
O bancário aposentado Sérgio Silva, de 67 anos, conta que chega a receber 20 ligações por dia. “Eu já nem atendo mais. Inclusive de madrugada eles ligam: 1h, 2h da manhã. Aí você acorda assustado, achando que é algum problema de família, e não é. Eu já tenho até vontade de tirar o telefone fixo de casa por conta disso”, lamenta ele.
Lei está defasada, diz deputado
O advogado José Alfredo Lion explicou quando uma ligação pode ser considerada invasiva.
“Não há no Código de Defesa do Consumidor uma vedação para a atividade profissional do telemarketing, mas o Direito sempre vai atrás do costume. No momento, existe abuso. O Código de Defesa do Consumidor veda qualquer prática abusiva do fornecedor. Isso é totalmente invasivo. Você não desejou receber aquela ligação. E isso está na Constituição Federal, que veda a invasão de privacidade", explica José Alfredo.
Quanto aos telefonemas feitos para cobrança de dívidas, o advogado diz que nada muda. “A ligação de cobrança cai em um outro aspecto. Ela está protegida. O que o Código de Defesa do Consumidor veda é expor o devedor a situações vexatórias", diz ele.

Por Bruno Albernaz, G1 Rio
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