Escola municipal de Cabo Frio tem alunos com caxumba | Rio das Ostras Jornal

Escola municipal de Cabo Frio tem alunos com caxumba

 O contágio acontece por contato direto com secreções
 das vias nasais. Fotos Divulgação
Vigilância Epidemiológica considera o caso como um surto localizado.
A Escola Municipal Professora Márcia Francisconi, em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, tem oito alunos com caxumba. A informação foi confirmada nesta terça-feira (4) pela Secretaria de Saúde do município. A Vigilância Epidemiológica considera o caso como um surto localizado. Segundo a Prefeitura, os alunos estão estáveis de repouso em casa.
Técnicos da Vigilância Epidemiológica foram à escola para verificar a caderneta de vacinação dos estudantes e professores e avaliar a necessidade de vacinação. As atividades da unidade, que atende a 710 alunos do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental, acontecem normalmente.
Segundo o Ministério da Saúde, a caxumba é uma doença viral aguda, caracterizada por febre e aumento de volume de uma ou mais glândulas salivares, geralmente a parótida e, às vezes, glândulas sublinguais ou submandibulares. O contágio acontece por contato direto com secreções das vias nasais.
Em homens adultos, ocorre inchaço dos testículos em aproximadamente 20% a 30% dos casos, de acordo com o ministério; em mulheres, pode ocorrer inflamação dos ovários, mas com menor frequência, acometendo cerca de 5% dos casos. Aproximadamente, 1/3 das infecções pode não apresentar aumento aparente dessas glândulas, de acordo com o Ministério da Saúde.
A vacinação contra a caxumba é ofertada para a população a partir de 12 meses, sendo que para indivíduos até 19 anos de idade, deve ser feita com duas doses das vacinas tríplice viral e ou tetra viral, da seguinte forma: aos 12 meses de idade: administrar uma dose da vacina tríplice viral; aos 15 meses de idade: administrar uma dose da vacina tetra viral. Esta vacina pode ser administrada até os 23 meses e 29 dias de idade. Após esta faixa etária, o indivíduo deve completar o esquema com a vacina tríplice viral, de acordo com a recomendação do Ministério da Saúde.

Por G1, Cabo Frio
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE