Constituinte será mantida, anuncia Maduro apesar do resultado do plebiscito oposicionista | Rio das Ostras Jornal

Constituinte será mantida, anuncia Maduro apesar do resultado do plebiscito oposicionista

Maduro discursa no Palácio de Miraflores, na Venezuela
 (Foto: Reuters/Palácio de Miraflores/Divulgação)
O presidente venezuelano também desafiou abertamente a União Europeia, que tinha pedido o cancelamento da convocação da Constituinte.
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, declarou nesta segunda-feira (17) que vai manter a convocação da Assembleia Constituinte, apesar do resultado do plebiscito simbólico realizado pelas forças de oposição no último domingo (16). No pleito mais de 7 milhões de pessoas se manifestaram contra uma mudança na Constituição venezuelana.
"Assim, convocou uma constituinte para a independência e a soberania e que a Europa diga o que quiser, não nos importa o que diz a Europa", declarou Maduro em um discurso pronunciado no palácio presidencial de Miraflores, em Caracas. O presidente venezuelano fez referência ao apelo da União Europeia (UE) para que ele considerasse o resultado do plebiscito e cancelasse a convocação da Constituinte.
As forças de oposição da Venezuela, reunidas na Mesa de Unidade Democrática (MUD) declararam que o plebiscito tem valor vinculante para o governo, que deve respeitar os resultados das urnas. Um pleito que os chavistas consideram como “fraudulento”.
A Venezuela vive uma forte convulsão, com protestos que deixam 95 mortos desde 1º de abril, e uma das piores crises econômicas de sua história, que asfixia a população com uma severa escassez e inflação de três dígitos.
No plebiscito simbólico organizado pela oposição 98,4% dos participantes votaram contra a convocação da Assembleia Constituinte proposta por Maduro.
Um total de 7.186.170 venezuelanos participaram da votação. De todos os votos, 6.492.381 foram no país e 693.789 no exterior. Cerca de 95% das urnas foram apuradas. Foram cerca de 2 mil urnas com zonas eleitorais improvisadas em mais de 80 países, entre eles o Brasil (nas cidades de Manaus e Boa Vista). O Poder Eleitoral da Venezuela não reconhece a votação.

Por G1
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE