Farc acusam governo colombiano de 'trair' acordo de paz | Rio das Ostras Jornal

Farc acusam governo colombiano de 'trair' acordo de paz

Segundo guerrilha, trato sobre divisão da terra não está sendo cumprido.
Guerrilheiro se dirigem para zonas transitórias, onde ocorrem
 desarmamentos (Foto: HO/Prensa Bloque Sur FARC/AFP)
A guerrilha das Farc denunciou, neste domingo (21), que o governo da Colômbia está "traindo" o acordo de paz firmado em novembro passado, ao introduzir mudanças em projetos de acesso à terra que não foram acordadas de forma bilateral.
Em um comunicado, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) garantiram que um projeto de decreto para facilitar a reforma rural acordada no pacto de paz - enviado para comunidades indígenas e étnicas para sua consulta - "não corresponde à versão elaborada conjuntamente" pelas partes.
"O projeto radicado não apenas não corresponde à versão elaborada conjuntamente pela Comissão de Impulso, Acompanhamento e Verificação para a Implementação (do acordo de paz, integrada pelas Farc e pelo governo), como também introduziu mudanças abertamente contrárias às disposições acordadas", reclamou a guerrilha.
Um dos pontos mais controversos do acordo de paz foi a reforma rural, a qual busca resolver o problema da concentração de terras, raiz do conflito armado de mais de meio século.
Agora, advertiram os representantes das Farc, "está em risco a oportunidade histórica de conseguir o fechamento do ciclo de violência, cuja origem esteve no problema não resolvido da posse de terra".

Por France Presse
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE