Vacinação contra a febre amarela passa a ter agendamento em São Pedro da Aldeia | Rio das Ostras Jornal

Vacinação contra a febre amarela passa a ter agendamento em São Pedro da Aldeia

Vacinação contra a febre amarela passa a ter agendamento.
 (Foto: Renata Brito/AP)
Agendamento é feito nas unidades de saúde a partir desta quarta-feira (12). Sala de vacinação ao lado do Hospital Missão aplica doses sem agendamento.
A vacinação contra a febre amarela passa a ter agendamento a partir desta quarta-feira (12) em São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos do Rio. O processo é feito na Unidade de Saúde mais próxima do morador. O objetivo, segundo a Prefeitura, é evitar o desperdício de doses. A sala de vacinação, ao lado do Hospital da Missão, aplica as doses às quintas-feiras sem agendamento.
Um caso da doença foi confirmado em um morador de São Pedro, que, segundo a Secretaria Estadual de Saúde, contraiu o vírus em viagem à zona rural de Casimiro de Abreu, no interior do Rio. Um "Dia D" de vacinação foi organizado no dia 6 de abril; houve uma extensa fila na sede social do São Pedro Esporte Clube (Spec), na Praça do Canhão.
No fim de março, a Secretaria de Estado de Saúde confirmou que o Rio de Janeiro tem nove casos confirmados da doença: sete, com uma morte, em Casimiro de Abreu; um em São Fidélis, no Norte Fluminense, e um de um morador de São Pedro da Aldeia. Em Silva Jardim, a morte de um homem que se vacinou contra a febre amarela e teve complicações é investigada.
Segundo a Prefeitura de São Pedro, serão vacinadas as pessoas com idade entre 9 meses e 60 anos; quem tiver mais de 60 anos pode se vacinar mediante autorização médica. Não serão imunizados gestantes, lactantes, pessoas que estejam com doenças imunodepressoras, doenças neurológicas degenerativas, pacientes graves de HIV, que tenham neoplasia maligna (câncer), com histórico de doença do tino ou transplantados.
Primeiros casos
Os primeiros dois casos de febre amarela foram foram identificados em Casimiro de Abreu no dia 15 de março. O pedreiro Watila Santos, 38, morreu pela doença. A secretaria de Estado de Saúde disse que todos foram contraídos na zona rural da cidade.
Após as primeiras confirmações em Casimiro, uma corrida foi iniciada para a imunização dos moradores. Um Hospital de Campanha chegou a ser montado e agilizou o atendimento.
A febre amarela silvestre é transmitida por mosquitos (Haemagogus e Sabethes) que vivem nas matas e na beira dos rios, porém, o vírus é igual ao da febre amarela urbana, com os mesmos sintomas e evolução da doença.

Por G1, São Pedro da Aldeia
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE