Prefeitura de Rio das Ostras abre programas de Orçamento Participativo

Programas de Orçamento Participativo, principalmente o OP Jovem,
 trouxeram muitas conquistas. Foto: Akilla Ribeiro
Trajetória dos Programas de Orçamento Participativo foi destaque em evento

Ética, Cidadania e Responsabilidade Social serão as engrenagens dos Programas de Orçamento Participativo e Orçamento Participativo Jovem, que foram abertos oficialmente na noite desta quinta-feira, dia 6, em Rio das Ostras. O evento foi realizado na Câmara Municipal, com presença da sociedade civil, estudantes e secretários municipais.

Tratam-se de programas iniciados em 1998, que trouxeram uma história de grande participação cidadã no Município e, que agora, serão retomados. Durante a abertura, a subsecretária de Planejamento, Rosemarie Teixeira, que já participou ativamente dos projetos na época, falou um pouco da trajetória dos programas em Rio das Ostras e como serão realizados os trabalhos daqui para frente.

“Nossos programas de Orçamento Participativo, principalmente o OP Jovem, trouxeram muitas conquistas. Estamos abrindo a participação para receber as demandas e reivindicações. Foi uma história muito bonita, que estimulou o trabalho em outros países e, que queremos e vamos resgatar”, ressaltou.

Para o Orçamento Participativo Adulto, segundo Rosemarie, a novidade para este ano é a realização do Fórum de Prioridades, onde serão apresentadas as demandas eleitas nas reuniões setoriais e consideradas as avaliações técnicas advindas da Unidade Orçamentária referida. O Fórum acontece no mês de agosto.

O presidente do Conselho de Orçamento Participativo, Pablo Medeiros, disse que os membros do Conselho vêm se reunindo desde janeiro e que o momento é de parcerias entre os setores. “Somos um elo da sociedade com o governo e queremos soluções e possibilidades de melhorias. Por isso, o envolvimento de presidentes de associações, sociedade civil, jovens, empresários e poder público é muito importante”, destacou.

PROGRAMA OP JOVEM - Já o Programa OP Jovem tem a estimativa de participação de 29 mil alunos das redes municipal e particular. Este ano, o programa ganhou uma grande parceira, a Junior Achievement, que é a maior e mais antiga organização de educação prática em negócios, economia e empreendedorismo do mundo. E, atualmente, presente em 120 países e, no Brasil, possui unidades em todos os Estados e no Distrito Federal.

A diretora da unidade no Rio de Janeiro, Camila Aguiar, esteve presente ao evento, e disse que ficou encantada com a história dos programas em Rio das Ostras. Na ocasião, ela falou um pouco da metodologia que será usada no programa que é sobre Ética.

“O projeto casa totalmente com o Orçamento Participativo Jovem, pois é baseado na ação, no fazer acontecer. É um grande desafio, mas vamos trabalhar juntos e construir uma nova história de sucesso para os jovens e sociedade como um todo”, acrescentou.

GESTÃO PÚBLICA – A secretária de Gestão Pública de Rio das Ostras, Márcia Almeida, destacou, ainda, a atual condição financeira do Município e importância dos programas para o prefeito Carlos Augusto, que nasceram no ano em que presidia a Câmara de Vereadores.

“Temos um grupo de servidores muito participativo e temos caminhado com comprometimento, força de vontade e parcerias. Às vezes, o investimento humano nos projetos sociais são tão importantes quanto os financeiros, para nosso crescimento. Tivemos momentos de muito riso e choro com estes programas, mas muitas conquistas também. Agora é um processo contínuo de criação e envolvimento real de todos”, completou a secretária.

O evento também contou com a presença de vereadores, secretários municipais, da vice-presidente do Conselho da Executiva do Orçamento Participativo, Mariza Dias, e do presidente da Associação de Empresários da ZEN, Roberto Chedid Filho.
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

PUBLICIDADE

RIO DAS OSTRAS 25 ANOS

RIO DAS OSTRAS 25 ANOS

PATROCINADOR

PUBLICIDADE