Macaé: vacinação contra Febre Amarela começa no Sana | Rio das Ostras Jornal

Macaé: vacinação contra Febre Amarela começa no Sana

Cerca de mil doses estão disponibilizadas na Estratégia Saúde
da Família do distrito serrano. Divulgação
O Sana, região serrana de Macaé, recebeu, a partir da segunda-feira (13), mil doses da vacina contra febre amarela. A medida preventiva na localidade marca o início da tática de vacinação em todo o município, prevista para o final de março. A ideia é criar no distrito uma faixa de bloqueio devido à proximidade com Mata Atlântica. As doses estão disponíveis, das 7h às 16h, na Estratégia Saúde da Família (ESF), localizada na Rua José Jesus Júnior, s/nº, próxima à praça principal.

Para se vacinar, basta comparecer com documentos de identificação e comprovante de residência da localidade. A faixa etária é de nove meses a 60 anos. A vacina não é recomendada para gestantes, lactantes de crianças com até seis meses de idade e nem para quem tem mais de 60 anos, nesse último caso o médico deverá avaliar o benefício e o risco. A vacinação também é contraindicada para pessoas com câncer; HIV positivo; que sejam alérgicas à proteína do ovo e à gelatina ou que façam uso de medicamentos como corticoide.

- Já vacinamos cerca de 3,5 mil pessoas que comprovaram viagens para áreas de risco, porém, agora vamos seguir a recomendação do Estado de vacinar toda a população. O Sana foi a primeira área escolhida por ter proximidade com a região de mata. No final do mês, a expectativa é receber cerca de 150 mil doses para atingir toda a população de Macaé, exceto os idosos -, explica a gerente de Vigilância em Saúde, Ana Paula Dal-cin.

Reforço

A Secretaria Estadual de Saúde anunciou o reforço da vacinação contra febre amarela para toda a população no estado, com início em 15 dias. Atualmente, a vacinação acontece em apenas em 30 cidades localizadas nas divisas com Minas Gerais e Espírito Santo, onde há casos confirmados da doença. A expansão da indicação da vacina para todo o estado é continuidade das ações preventivas, com base no cenário epidemiológico dos estados vizinhos.

A febre amarela é causada por um vírus da família Flaviviridae e ocorre em alguns países da América do Sul, América Central e África. No meio rural e silvestre, ela é transmitida pelo mosquito Haemagogus. Em área urbana, o vetor é o Aedes aegypti, o mesmo da dengue, zika e chikungunya. Segundo o Ministério da Saúde, a transmissão da febre amarela no Brasil não ocorre em áreas urbanas desde 1942.

No Brasil, os locais de risco são as regiões de matas e rios dos Estados do Norte e Centro-Oeste, bem como parte da Região Nordeste (Estado do Maranhão, sudoeste do Piauí, oeste e extremo-sul da Bahia), Região Sudeste (Estado de Minas Gerais, oeste de São Paulo e norte do Espírito Santo) e Região Sul (oeste dos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul).
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE