Número de mortos no ES sobe para 113, diz sindicato de policiais | Rio das Ostras Jornal

Número de mortos no ES sobe para 113, diz sindicato de policiais

Falta de PMs nas ruas causou uma onda grave de violência no estado.
Espírito Santo registrou 113 mortes violentas até esta quinta-feira (9), 6º dia de caos na segurança por causa da falra da PM nas ruas. Uma onda de crimes, mortes e saques foi desencadeada e, como reflexo dessa violência, o comércio já acumulou um prejuízo de R$ 180 milhões. Para conter a crise, o Exército anunciou 3 mil militares nas ruas até o fim de semana. Para esta sexta, os ônibus devem ficar nas garagens.
O dia começou com a notícia da morte do presidente do Sindicato dos Rodoviários de Guarapari (Sintrovig), Walace Belmiro Fernaziari. Ele foi encontrado morto a tiros dentro do carro, próximo à garagem da Viação Sanremo, no bairro Alvorada, em Vila Velha.
Wallace Barão é morto dentro de carro (Foto: Foto leitor - A Gazeta)
Com isso, os ônibus da Grande Vitória, que chegaram a sair das garagens de manhã, voltaram para os terminais e a circulação foi interrompida.
Representantes das mulheres que protestam na porta dos Batalhões se reuniram com representantes do Governo para discutir e apresentar propostas. A reunião começou às 14h e ainda não acabou. Do lado de fora, comerciantes e moradores do Centro de Vitória fizeram um ato.
E enquanto o policiamento não volta, homens das Forças Armadas e da Força Nacional fazem a segurança dos capixabas. Tanques das Forças Armadas foram vistos nas ruas de Vitória e Vila Velha.

Ministério Público Federal no Espírito Santo (MPF-ES) quer identificar os responsáveis pela paralisação da Polícia Militar, e, consequentemente, pelos gastos que a União está tendo ao enviar tropas para o Espírito Santo. Segundo o Código Civil, a União pode ser ressarcida caso se apure que o prejuízo foi causado por ato ilícito.
As Guardas Municipais também estão trabalhando para garantir a segurança. Nesta tarde, um homem foi preso após fugir de uma abordagem da Guarda Municipal com uma caminhonete S10 roubada e causar acidentes, na orla da Praia de Camburi, em Vitória. Outro motorista filmou parte da perseguição. O suspeito foi preso.
A pressão pela volta do policiamento também tem vindo de dentro dos quartéis. Um vídeo gravado em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, mostra o tenente-coronel Alexandre Quintino fazendo um apelo para que os PMs voltem às ruas. "Pelo amor de Deus, vamos trabalhar, vamos para a rua, esse movimento mostrou que nós somos capazes, esse movimento mostrou a força da PM", disse.
Um trabalhador, arrependido de ter aproveitado a falta de policiais militares nas ruas para saquear produtos de lojas de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, procurou a delegacia para devolvê-los. “No momento, eu vi aquele arrastão, tudo aquilo acontecendo e acabei me deixando levar, pegando uns pertences que estou devolvendo”, contou.
Um vídeo gravado por moradores do bairro Jardim Botânico, em Cariacica, no Espírito Santo, mostra a fuga dos suspeitos de efetuarem os disparos que atingiu Isabel Elias de Almeida, de 55 anos, e outros dois jovens nesta quarta-feira (8). A mulher estava na rua e foi atingida por uma bala perdida. Ninguém foi preso, e a família disse que levou o vídeo para a polícia.
Mas mesmo com toda essa insegurança, a comerciante Amel Abul, dona de uma loja no Polo de Confecção da Glória, em Vila Velha, Grande Vitória, disse que não deixou de abrir o estabelecimento nenhum dia sequer. Para ela, é importante mostrar aos criminosos que "eles não comandam a sociedade".
“Todos os dias, eu abri a loja. Mesmo sozinha aqui na Glória. Das 9h às 14h. A gente não está abrindo loja para ter venda, para ter números. Estamos mostrando a cara, aqui. Mesmo não tendo venda, é importante abrir a porta das lojas para eles não acharem que estão no comando de tudo”, explicou Amel.

Do G1 ES
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE