Lula quer que PT sobreviva politicamente e supere o "discurso do golpe"

© Roberto Parizotti / Cut InfoMoney
Preocupado com a sobrevivência política do PT, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva quer que a legenda supere o discurso do "golpe" e tenha uma atuação que não seja apenas de contestação do governo federal, mas também seja uma oposição propositiva, informa o jornal O Globo desta segunda-feira. 
"Nós ficamos gritando 'Fora Temer' e o Temer está lá dentro. Gritamos 'não vai ter golpe' e teve golpe. Estamos gritando contra as reformas e eles estão aprovando as reformas em tempo recorde", disse ele no dia 19 de janeiro, no lançamento do 6º Congresso Nacional do PT. Em junho, será discutido o rumo do partido. 
Após esse discurso, Lula abriu o diálogo com o presidente Michel Temer, que foi prestar condolências pelo falecimento de Marisa Letícia. Já no PT, algumas alas tentaram minimizar o episódio, tentando implodir  qualquer possibilidade de desdobramento político. Por outro lado, afirma o jornal, o entorno de Temer é entusiasta da continuidade do diálogo, embora afirme que não há perspectiva de nova conversa no curto prazo.  Auxiliares de Lula dizem que a única pauta comum possível é a reforma política. Apesar da torcida petista contra, um ministro de Temer ressaltou que é da natureza de Lula a composição política.
Segundo o jornal, o ex-presidente deve mergulhar ainda mais de cabeça na política após a morte da mulher. A expectativa de aliados mais próximos é que a perda da ex-primeira-dama não mudará a sua disposição de assumir a presidência do PT, na metade do ano, como vem sendo articulado pelos principais caciques da legenda. Há também quem acredite que o petista vai agora colocar o pé na estrada para percorrer o país, até como uma forma de ocupar a cabeça. Ele já vinha ensaiando esse giro pelo Brasil desde o início da crise que levou ao impeachment de Dilma, mas nunca chegou a concretizar o plano.

Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE