INEA retira invasores de áreas de preservação ambiental de Rio das Ostras | Rio das Ostras Jornal

INEA retira invasores de áreas de preservação ambiental de Rio das Ostras

Durante a operação em Nova Cidade, foram retiradas cerca
 de 10 famílias e aproximadamente 15 casas foram derrubadas. 
Fotos: Maurício Rocha
Ação conjunta aconteceu nas áreas invadidas de Nova Cidade, Ilha e no antigo lixão, no bairro Âncora.

Na quinta-feira dia 2, foi realizada uma operação conjunta para coibir invasões em áreas de preservação ambiental de Rio das Ostras. A operação, sob o comando do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), contou com o apoio da prefeitura, por meio das Secretarias de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e de Segurança Pública, e das Polícias Florestal e Ambiental, nas áreas invadidas de Nova Cidade, Ilha e no antigo lixão, no bairro Âncora. Para melhor segurança, a ação ainda contou com reforço da Defesa Civil, Progem, Polícia Militar, Guarda Municipal, Secretaria de Assistência Social e Conselho Tutelar.

Durante a operação em Nova Cidade, foram retiradas cerca de 10 famílias e aproximadamente 15 casas foram derrubadas. Segundo o superintendente do Inea, Nestor Prado, a ação foi bem controlada, visto que era preciso resguardar as famílias que se encontravam no local, principalmente, as crianças.

“Muitas pessoas alegaram que não tinham para onde ir, mas frisamos que se tratava de um local insalubre, sem mínima condição de moradia, além de ser uma área de preservação permanente”, declarou.  

Em seguida, a operação se estendeu para áreas invadidas na Ilha e no antigo lixão.  De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Ivan Noé Antunes, as famílias já tinham sido notificadas sobre as construções irregulares. As demarcações feitas pela prefeitura foram todas derrubadas.

“Encontramos casas com esgoto a céu aberto e instalação irregular de energia elétrica e água, em áreas ambientais frágeis e com riscos de inundação. É importante que sejam preservadas, mas o objetivo maior aqui é a proteção do ser humano”, ressaltou Ivan.

O Secretário de Segurança, tenente-coronel PM Eduardo, disse que o apoio de todas as instituições e secretarias municipais foi fundamental para que tudo corresse da melhor forma possível. “Deslocamos o pessoal cumprindo tudo com orientação do Inea e conseguimos manter a situação sob controle”, acrescentou.
    
Atendimento as famílias

A Secretaria de Bem Estar Social de Rio das Ostras também apoiou a operação. Segundo a assistente social e coordenadora da Proteção Básica e Proteção Especial no Município, Rosimara Valadares, as famílias terão acompanhamento a partir do atendimento no CRAS Central – Centro de Referência em Assistência Social. Ela afirmou que a maioria das pessoas tem rede familiar em Rio das Ostras e são referenciadas no Cras.

“Queremos que as famílias não fiquem desalojadas e tenham um bom acolhimento. Se houver alguma necessidade, faremos encaminhamento ao abrigo. Também contamos com o apoio do Conselho Tutelar em proteção as crianças, para garantir que nenhum direito seja violado”, declarou.


Os animais recolhidos durante a operação também foram encaminhados ao Programa de Saúde e Bem Estar Animal de Rio das Ostras (PSA), para doação.
Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!