Ciclofaixa: após apoio da população, agora divide opiniões em Macaé | Rio das Ostras Jornal

Ciclofaixa: após apoio da população, agora divide opiniões em Macaé

A comerciante Lidiane Assis afirmou que teve problemas com
a entrega de mercadorias por conta da ciclofaixa. Fotos: Ana Chaffin
Ciclistas aprovaram a medida, mas comerciantes alegam queda nas vendas. Inauguração foi realizada no dia 10 de fevereiro de 2017.
A inauguração da nova ciclofaixa de Macaé, no interior do Rio, dividiu opiniões na cidade. Enquanto os  ciclistas aprovaram a ideia pelo fato da rua Teixeira de Gouveia ser movimentada, os comerciantes estão insatisfeitos porque a ciclofaixa ocupou o lugar de um estacionamento rotativo. Eles alegam, que, por conta disso, houve uma queda nas vendas.
Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana de Macaé, cerca de 900 ciclistas usam o sistema cicloviário da cidade diariamente. De acordo com a Prefeitura, o projeto ainda propõe a implantação de 73 km de novas ciclovias e ciclofaixas que devem ligar o Lagomar ao Parque de Tubos.
"O uso da bicicleta hoje é tanto para o lazer como para o esporte. Eu uso para o trabalho também. Ter a ciclofaixa é ter uma organização, é a via pública do ciclista", disse o ciclista Decio Viana.
A comerciante Lidiane Assis afirmou que teve problemas com a entrega de mercadorias por conta da ciclofaixa. Ela afirma que as vendas caíram desde a implementação do novo sistema, no dia 10 de fevereiro.

"Perdeu o fluxo de vendas. A pessoa roda e roda, procura um local para estacionar, não acha e vai embora", conta Lidiane.

Segundo a representante do Sindicato dos Comerciantes de Macaé, Silvaneide Gomes, não houve nenhuma consulta prévia da Prefeitura sobre o fim das vagas rotativas na cidade.

"Durante esta semana, as vendas caíram. Já estavam ruins, agora pioraram mais ainda. Quem quiser parar para comprar dentro do Centro de Macaé tem que pagar estacionamento privativo", afirmou Silvaneide Gomes.

A Secteraria de Mobilidade Urbana confirmou que 87 vagas de estacionamento de carros foram perdidas por causa da ciclofaixa. Mas, segundo o engenheiro de trânsito da da secretaria, Fabiano Rosa, as vagas especiais para idosos, deficientes e carga e descarga já foram realocadas.

"Houve uma redução de vagas, sim, sem dúvida nenhuma. Mas essas vagas podem ser encontradas nas ruas laterais e transversais. Tem a situação dos idosos, tem a situação da carga e descarga. Essas vagas foram deslocadas para as tranversais mais próximas", finalizou o engenheiro.
Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE