Ação de reintegração de posse desaloja 180 famílias de fazenda em Silva Jardim | Rio das Ostras Jornal

Ação de reintegração de posse desaloja 180 famílias de fazenda em Silva Jardim

Desocupação acontece na manhã desta segunda-feira em nSilva Jardim.
(Fotos: Otacilia Braga/Arquivo Pessoal/ Lucas Madureira
/Informe Freelance)
Ocupação teve início em dezembro e ocupantes afirmam que a terra é improdutiva.
O Batalhão de Choque da Polícia Militar cumpre na manhã desta segunda-feira (6) a reintegração de posse da Fazenda Santa Maria, em Silva Jardim, no interior do Rio. Aproximadamente 180 famílias ocupam a terra desde o dia 30 de dezembro de 2016. Segundo o representante dos ocupantes, a operação é pacífica. Representantes da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro acompanham a ação.
As famílias estão indo para outra área, dentro da mesma fazenda, onde cerca de 50 famílias moram há mais de 50 anos. A Defensoria Pública do Rio de Janeiro chegou a pedir à Justiça a suspensão da reintegração de posse, segundo informações do próprio órgão.
De acordo com Oto dos Santos, presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio de Janeiro (Fetag) e que participa da ocupação, a terra é improdutiva.
"Na verdade, nós fizemos uma extensão da ocupação. Já há famílias morando em uma parte da terra há mais de 50 anos. Essas outras famílias, desempregadas e sem-terra, entraram nesse latifúndio improdutivo. Nós fomos no Incra, levantamos a papelada, e vimos que o dono da terra só tinha documentação de 96 hectares. Os outros 300 hectares não têm documentação. Essa fazenda tem uma quantidade de gado pequena, que não dá para cumprir a função social", disse Oto, afirmando que a área é fruto de grilagem.
"Eles pegaram um pedaço, regularizaram e se utilizam da área toda. Quem tem até 4 módulos fiscais não paga IPR. Eles se utilizaram dessa artimanha", pontua o representante.
No pedido protocolado à Justiça, os defensores do Núcleo de Terra e Habitação (Nuth) da Defensoria Pública argumentam que os autores do pedido de reintegração de posse não comprovaram ser os donos de toda a área conhecida como Fazenda Santa Maria e que a liminar concedida para autorizar a reintegração tampouco delimita a área da fazenda que deve ser reintegrada aos requerentes.
O G1 entrou em contato com a assessoria de comunicação do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) e aguarda mais detalhes sobre a ordem judicial. A equipe de reportagem também tenta localizar o possível dono da terra.

Do G1 Região dos Lagos
Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!