Retrospectiva 2016 - Setembro: Pronto Socorro Municipal de Rio das Ostras será fechado e população reclama | Rio das Ostras Jornal

Retrospectiva 2016 - Setembro: Pronto Socorro Municipal de Rio das Ostras será fechado e população reclama

A notícia do fechamento e posterior mudança de endereço do pronto socorro,
que se espa­lhou como pólvora na cidade, deixou os moradores revolta­dos com
a atitude do prefeito Sabino. Fotos: Angel Morote 
Decisão tomada pela prefeitura deixa moradores revoltados
A Prefeitura Munici­pal de Rio das Os­tras, indo na contra mão do atendimen­to à saúde de seus munícipes, decidiu fechar o pronto socor­ro do município. A decisão do prefeito de mudar o Pronto So­corro para o bairro Âncora vai além de uma atitude eleitoreira e política.
Os motivos que levaram o prefeito Sabino a tomar essa decisão ainda não estão totalmente esclarecidos, mas teoricamente seriam os pro­blemas enfrentados pela uni­dade de pronto atendimento, entre elas a falta de espaço, o sucateamento dos moveis, da aparelhagem, de instalações elétricas e hidráulicas e prin­cipalmente da estrutura do pré­dio, já antigo, inaugurado pelo próprio gestor no início de sua segunda gestão.
A situação da saúde em Rio das Ostras, já classificada pela população como caóti­ca, principalmente pela falta de médicos, se junta agora à mudança do atual pronto so­corro que fica na Rua Laércio Lúcio de Carvalho, no bairro Zabulão, próximo ao centro, para o bairro Âncora, o que deixará desguarnecida cente­nas de pessoas que procuram diariamente a unidade de pron­to atendimento, além de preju­dicar usuários de baixa renda que não tem nem dinheiro para o transporte.
A notícia do fechamento e posterior mudança de endereço do pronto socorro, que se espa­lhou como pólvora na cidade, deixou os moradores revolta­dos com a atitude do prefeito Sabino, pela falta de sensibili­dade do gestor ao tomar medi­das que prejudicam ainda mais os moradores, já carentes de assistência em saúde, embora a mudança seja para um prédio novo.
Moradores ligaram para a redação do Rio das Ostras Jornal, reclamando e querendo confirmar se o boato surgido há algumas semanas atrás pro­cedia. O fato é que o “novo” pronto socorro funcionará exatamente onde seria a UPA, atrás do Centro de Cidadania, inaugurado e abandonado há quase dois anos. Quanto ao prédio do atual Pronto So­corro, há quem diga que será reformado, outros dizem que será fechado por tempo inde­terminado.
Eis que surge na sessão da câmara do dia 9 de agosto um vereador indicando a mudança do pronto socorro, afirmando que o antigo prédio será re­formado para melhor atender a população. Dito isso e sem maiores explicações, o texto é votado e aprovado, sem nenhu­ma indagação.
“Não é possível que fe­chem o pronto socorro sem ter outra funcionando, gente, já esta difícil conseguir aten­dimento nesta do centro, não tem remédio, faltam médicos, imagina a outra, sair de Cidade Praiana até o Âncora, atraves­sar a cidade toda com uma pes­soa doente, é desumano”, re­clama Dona Neide, de 48 anos, moradora do Cidade Praiana.
O fechamento da unidade de pronto atendimento irá tra­zer problemas para o morador de Nova Cidade, Sr. Mariano da Silva, ele disse que terá dificuldade de se locomover porque as vans do subsistema de transporte quase não param para levar os idosos e com a mudança ficará mais complica­do ir até outro bairro. “Antes, ia até andando devagarinho ao pronto socorro, mas agora com essa mudança vai ser um Deus nos acuda, pois muitas vezes não há dinheiro para a passagem, mesmo sendo idoso e pagando minha passagem o transporte não pára pra me le­var, isso é vergonhoso. O cor­reto seria abrir outra unidade, não fechar essa, que funciona há anos”, lamenta o idoso.
A decisão tomada pelo pre­feito Sabino, fechando ou mu­dando o pronto socorro faltando poucas semanas para a eleição, deixa nós, cidadãos deste muni­cípio, desconfiados sobre a tal solução do sistema de saúde de Rio das Ostras, como dito pelo Prefeito há poucos dias, quando anunciou que seria candidato à reeleição. O gestor deu a or­dem e já transferiu parte dos equipamentos definitivamente do Pronto Socorro para a nova unidade UPA.
Surgem alguns questiona­mentos: Será que o prefeito terá tempo hábil para reformar o pronto socorro neste curto perí­odo eleitoral? Será que o gestor está desmantelando a unidade e mudando para outro lugar, pois caso não seja reeleito, deixará o próximo prefeito resolver o problema crônico da saúde? Quais são as reais intenções do prefeito Sabino ao mudar e fechar o Pronto Socorro Mu­nicipal? Pense comigo: Esse prefeito se importa com os mo­radores dessa cidade? Reflita e responda com sinceridade.

Sabe quando a gente acha que tá tão ruim que não pode piorar? Nosso prefeito prova, mais uma vez, que piorar o que está ruim é sua especialidade.
Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

Publicidade