Agências de
Cabo Frio e de toda a região estão fechadas
(Foto: Ariane Marques/Inter TV)
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Sindicato do interior do RJ
aguarda novo encontro para tentar negociação.
Sem acordo com os representantes
da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) em reunião realizada nesta
terça-feira (27), o bancários da Região dos Lagos do Rio seguem com 100% das 58
agências fechadas nesta quarta-feira (28). Segundo o representante do sindicato
da categoria, Suez Santiago, as agências vão continuar sem funcionar até que as
reivindicações dos bancários sejam atendidas.
"Parece que os representantes
da Fenaban querem continuar com a greve. Eles nos chamam, dão esperança de
negociação, mas chega na hora não melhoraram as propostas, pelo contrário.
Continuamos esperando uma nova chamada deles para conversarmos. Esperamos que
eles estejam dispostos a negociar finalmente para que a greve acabe",
declarou Suez.
O sindicato da Região dos Lagos do
Rio representa os municípios de Cabo Frio, São Pedro da Aldeia, Rio das Ostras,
Araruama, Iguaba Grande, Saquarema, Arraial do Cabo, Armação dos Búzios e Rio
Bonito.
De acordo com a entidade, a média
é de cinco funcionários atuando em cada agência. Na região, somente os casos
essenciais estão sendo atendidos pelos funcionários, como desbloqueio de
cartões para idosos. O efetivo nas agências é de no máximo 30%.
A greve faz parte da campanha de
reajuste salarial nacional. Os trabalhadores exigem a reposição da inflação e
mais 5% de aumento real. Na Região dos Lagos, 100% das 58 agências seguem
atuando com números reduzidos somente para serviços essenciais à população.
A greve foi aprovada em assembleia
no dia 1º de setembro, quando a categoria rejeitou a proposta da Federação
Nacional dos Bancos (Fenaban) de reajuste de 6,5% sobre os salários, a PLR e os
auxílios refeição, alimentação, creche, e abono de R$ 3 mil.
Os sindicatos alegam que a oferta
da Fenaban ficou abaixo da inflação projetada em 9,57% para agosto deste ano e
representa perdas de 2,8% para o bolso de cada bancário.
A orientação do Procon-PR é para
que os consumidores busquem meios alternativos, como casas lotéricas e
correspondentes bancários, como farmácias e supermercados, caixas eletrônicos,
internet e aplicativos de celular, e até mesmo o próprio fornecedor para
efetuar os pagamentos e evitar o acréscimo de juros e multas nas contas.
Do G1 Região dos Lagos
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