Justiça Federal do Rio manda parar reconstrução da ciclovia Tim Maia | Rio das Ostras Jornal

Justiça Federal do Rio manda parar reconstrução da ciclovia Tim Maia

Um funcionário da prefeitura interdita local onde um trecho da ciclovia
 Tim Maia desabou em São Conrado. Duas pessoas morreram 
 (Foto: Christophe Simon/AFP)
MPF foi à Justiça para garantir licenciamento prévio; Prefeitura vai recorrer. Prefeitura tem que proibir utilização da via, sob pena de multa de R$ 100 mil.
A Justiça Federal concedeu a liminar pedida pelo Ministério Público Federal determinando que a Prefeitura do Rio não reconstrua o trecho da ciclovia Tim Maia que desabou parcialmente na Avenida Niemeyer, como mostrou o RJTV. Duas pessoas morreram no acidente, em 21 de abril, e 14 pessoas foram indiciadas por homicídio culposo.
Segundo a decisão, o município deve interrromper imediatamente as obras e proibir a utilização de qualquer trecho da ciclovia. A interdição deve durar até que um novo licenciamento ambiental seja concedido. Se o município não cumprir a decisão, vai ser multado em R$ 100 mil por dia.
A prefeitura informa que acatou imediatamente a liminar da Justiça Federal  e que irá recorrer da decisão liminar e apresentar todas as informações e esclarecimentos requeridos pela Justiça.
O Ministério Público Federal entrou com uma ação civil pública para impedir a reconstrução da ciclovia Tim Maia.
Na ação, Ministério Público pede à Justiça para determinar que o município do Rio não refaça a ciclovia, no trecho onde houve a queda da pista, e que nenhuma parte da ciclovia possa ser usada antes de um licenciamento ambiental "corretivo".
O MPF também pede a intervenção do governo federal e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional para que um estudo de impacto ambiental seja apresentado.
A ação da promotoria destaca que a ciclovia fica numa área da Marinha, que pertence à União, e que a Secretaria do Patrimônio da União, responsável pela fiscalização, não se manifestou com relação ao licenciamento ambiental na época da obra.
Prefeitura previa reabertura em agosto
Em 13 de junho, o prefeito Eduardo Paes disse que a prefeitura considerava a possibilidade de reabrir a ciclovia em agosto. "O prazo é o mês de agosto, pode ser que o mês de agosto você ainda tenha Olimpíada, pode ser que não. Agora, de novo, a gente vai fazer isso com toda segurança", disse o prefeito, sobre a construção que faz parte das obras de legado olímpico da prefeitura.

Do G1 Rio
Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!