Trecho de
ciclovia caiu e deixou dois mortos em 21 de abril
(Fernando
Frazão/Agência Brasil)
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É o que
apontam estudos técnicos encomendados pela prefeitura do Rio
Estudos
técnicos encomendados pela prefeitura do Rio depois do acidente na ciclovia Tim
Maia, entre Leblon e São Conrado, na zona sul do Rio, apontam que o trecho
destruído ao ser atingido por forte onda deveria ter resistência 12 vezes
maior.
A área da
ciclovia conhecida como Gruta da Imprensa tinha estrutura de 0,55 toneladas por
metro quadrado, segundo estudo do INPH (Instituto Nacional de Pesquisas
Hidroviárias). Se for reconstruído, como anunciou o prefeito Eduardo Paes
(PMDB), o trecho terá que ter 6,6 toneladas por metro quadrado. A pressão
exercida pela onda sobre a ciclovia na hora do acidente era de 3 toneladas por
metro quadrado, ou seja, 5,4 vezes maior do que a ciclovia poderia suportar. O
acidente aconteceu no dia 21 de abril e matou duas pessoas.
Estudos das
ondas nos últimos cem anos na região apontam que a maior onda no período,
chamada "centenária" teve pressão equivalente a 4,4 toneladas por
metro quadrado. Para refazer o trecho, o engenheiro Domenico Accetta disse que
é necessário aplicar um fator de segurança de 1,5, o que explica a recomendação
de 6,6 toneladas por metro quadrado para o trecho a ser reconstruído. O INPH
também sugere a utilização de um sistema de alerta que interrompa o
funcionamento da ciclovia quando a intensidade das ondas aumentar.
Pesquisadores
da Coppe (Coordenadoria de Programa de Pós Graduação da UFRJ) e do INPH
participaram nessa quinta (19), ao lado do prefeito, de uma apresentação das
primeiras conclusões dos estudos. Os técnicos da Coppe disseram que voltarão ao
local do acidente para novas análises antes de apresentar o relatório final.
Paes disse
não ter dúvida de que houve falha no projeto da ciclovia, mas lembrou que os
culpados pelo acidente serão apontados por uma investigação policial.
— Houve um
problema de projeto, mas caberá à polícia [apontar] a responsabilidade
específica.
Quando
concluídos, os estudos técnicos da Coppe e do INPH serão encaminhados aos
policiais e peritos que trabalham no caso. A obras de reconstrução da ciclovia,
informou o prefeito, serão feitas pelo mesmo consórcio construtor,
Contemat-Concrejato, sem custos adicionais para a prefeitura.
Paes
reiterou a intenção de reconstruir a ciclovia, mas não arriscou uma estimativa
da data em que as obras podem ter início, muito menos quando poderão ser
concluídas.
— Eu já
sabia há algum tempo que a ciclovia pode ser recuperada e agora vemos que a
solução estrutural pode ser mais simples do que se imaginava, que provavelmente
não será necessário alterar o trajeto.
O prefeito disse
torcer para que a ciclovia seja reaberta até a Olimpíada, mas reconheceu que
seria o "otimismo dos otimismos".
— Não é a
Olimpíada que vai nortear o início e a duração das obras.
Indenização
às vítimas
Segundo
Paes, a prefeitura está em fase final de negociação com a família do engenheiro
Eduardo Marinho Albuquerque, para que seja indenizada pelo acidente. No caso da
outra vítima, o gari comunitário Ronaldo Severino da Silva, a prefeitura
aguarda a manifestação da viúva, por meio da Defensoria Pública.
Inicialmente,
as indenizações serão pagas pela prefeitura, mas, se for comprovada a
responsabilidade das empresas construtoras, o município cobrará do consórcio.
— A empresa
terá que responder por seus atos, se for responsável [pelo acidente], como acredito
que seja. A prefeitura vai pagar as indenizações e, se a responsabilidade [do
consórcio] se consolidar, vamos cobrar da empresa. As indenizações não resolvem
a dor das famílias, mas queremos evitar que elas tenham que brigar na Justiça
por uma reparação que é justa.
O prefeito
anunciou que o elevado do Joá, obra da prefeitura na mesma região do acidente,
será inaugurado no prazo de 15 dias, mas que a ciclovia da praia do Pepino
ainda não entrará em funcionamento. Técnicos da prefeitura farão novos testes
de segurança antes da inauguração da ciclovia.
Agência Estado
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