Alterado calendário de vacinação | Rio das Ostras Jornal

Alterado calendário de vacinação

Casa da Vacina de Macaé fica localizada na Rua Antero Perlingeiro, 76, Centro
Os profissionais do Programa de Imunização da Secretaria de Saúde de Macaé receberam o treinamento específico para começar as mudanças no Calendário Nacional de Vacinação para ano de 2016 no Estado do Rio de Janeiro. O Ministério da Saúde anunciou as mudanças nesta terça-feira (5). Entre as alterações estão as doses de reforço para vacinas infantis contra meningite e pneumonia, o esquema vacinal da poliomielite e o número de doses da vacina de HPV.
Confira as mudanças em relação a cada uma delas:

Pneumonia


Para os bebês, a principal diferença no calendário será a redução de uma dose na vacina pneumocócica 10, que protege os pequenos contra a pneumonia. A partir de agora, ela será aplicada em duas doses, aos dois e quatro meses, seguida de reforço preferencialmente aos 12 meses, mas que poderá ser tomado até os quatro anos. Anteriormente, o esquema contava com três doses, aos dois, quatro e seis meses, mais o reforço. Em nota, o Ministério da Saúde justifica que a recomendação foi tomada com base em estudos que provam que o novo esquema é tão eficiente quanto o anterior.


Meningite

A vacina meningocócica C (conjugada), que protege as crianças contra a meningite causada pelo meningococo C, também sofreu alterações de calendário. O reforço, que anteriormente era aplicado aos 15 meses, passa a ser aplicado aos 12 meses, preferencialmente, podendo ser feito até os quatro anos. As primeiras doses da meningocócica continuam sendo dadas aos três e aos cinco meses.

Poliomelite

A terceira dose da vacina contra a poliomelite, que era dada por via oral, passa a ser injetável. Não há mudanças em relação às datas. As três primeiras doses continuam dadas aos dois, quatro e seis meses de vida e os reforços por via oral aos 15 meses e quatro anos.

HPV

A vacina contra o papiloma vírus humano (HPV), que era aplicada em três doses, passa a ter apenas duas. Meninas de nove a 13 anos podem ser vacinadas gratuitamente e devem tomar a segunda dose da vacina seis meses depois da primeira. De acordo com o Ministério da Saúde, estudos recentes mostram que o esquema com duas doses apresenta uma resposta de anticorpos em meninas saudáveis de 9 a 14 anos não inferior quando comparada com a resposta imune de mulheres de 15 a 25 anos que receberam três doses.

Hepatite

A vacina hepatite B, que antes era oferecida à população com a idade máxima de 49 anos, agora não tem limites de idade. Já a hepatite A, que era aplicada no bebê com um ano de idade, passou para 15 meses.

De acordo com informações da Secretaria de Saúde, além das alterações, é preciso ficar atento às seguintes informações: toda gestante deve tomar a vacina DTPA (antitetânica + coqueluche), entre a 27 e a 36 semana de gestação. A cada gestação, uma nova dose deve ser tomada. A vacina é oferecida também aos profissionais de saúde.

Casa da Vacina

A Casa da Vacina de Macaé, que atende crianças e adultos com todos os tipos de imunizações, fica localizada na Rua Antero Perlingeiro, 76, Centro. O horário de atendimento é de 7h30 às 18 horas.

A Casa da Vacina disponibiliza alguns procedimentos em horário diferenciado. Por exemplo, administração de BCG e coleta de teste do pezinho acontecem às terças e quintas, às 8 horas e a administração da vacina contra febre amarela acontece às segundas e quartas às 8 horas. Já a administração de palivizumabe ocorre às sextas às 8 horas.
Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

Publicidade