Escola em Barra de São João busca a inclusão do deficiente visual | Rio das Ostras Jornal

Escola em Barra de São João busca a inclusão do deficiente visual

Fotos: Érika Ennes
Município conta com política de Educação Especial de referência na região

A pequena Beatriz de Andrade tem oito anos e nasceu com deficiência visual. Desde então, seus pais buscam oferecer independência e autonomia para filha. Nesse caminho, enxergaram em Barra de São João, em Casimiro de Abreu, a qualidade de vida que a Bia pode ter. Também foi no distrito, e na Rede Municipal de Ensino, que eles encontraram uma escola com capacidade para atender a filha deles.

A mãe de Beatriz, Luciana de Andrade, conta que passou por várias unidades da região, e nenhuma oferecia atendimento para o deficiente visual. "Para nossa surpresa e sorte, encontramos esta escola municipal próxima a nossa casa, com o suporte que ela precisa para estudar. Aqui ela recebe uma atenção especial de profissionais qualificados para o seu desenvolvimento". Ao mesmo tempo Luciana disse que o crescimento da filha em uma casa é totalmente diferente do que em um apartamento. "A cidade aqui é calma, o que permite que ela tenha mais liberdade para caminhar na rua, ir a praia", completou.

Beatriz está cursando o 1º ano na Escola Municipal Casimiro de Abreu, onde assiste as aulas com a professora  Albana de Assis Ribeiro, que está se especializando em psicopedagogia clínica. "Tanto a Beatriz como os outros alunos vivenciam essa experiência e passam a encarar a deficiência visual de forma natural. Aqui ela é aluno como todos".https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

Para garantir o aprendizado dos estudantes com este tipo de deficiência, a unidade de ensino conta com a professora, Cristina Helena Pires. Nossa nova aluna está totalmente adaptada ao ambiente escolar e participa de todas as atividades na sala de aula. Com um material didático específico, ela aprende as disciplinas com os colegas de classe, e, também, realiza atividades na sala de multidescobertas. "Aqui desenvolvemos atividades específicas que trabalham a oralidade, psicomotricidade e o cognitivo. Beatriz tem uma memorização excelente, além da audição aguçada". A intenção é incluir a jovem em 100% do material em braile.

Para a secretária municipal de Educação, Sonia Coêlho, promover a inclusão do aluno com qualquer tipo de deficiência é uma meta da Prefeitura de Casimiro de Abreu, que vem conseguindo oferecer um atendimento de qualidade aos alunos. "Esta é uma preocupação da atual gestão. Por meio de nossas ações estamos conseguindo manter uma Educação Especial de qualidade". 


OUTRAS AÇÕES - Casimiro de Abreu mantém diversas atividades na Educação Especial. Além de todas as matérias do Ensino Fundamental, os beneficiados, por meio dessa política de inclusão, contam com  aulas de educação física, cozinha experimental, biblioteca, cantinho da leitura, de artes e pesquisa.
Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!