Município é destaque no ranking estadual dos portais da transparência na região | Rio das Ostras Jornal

M

Município é destaque no ranking estadual dos portais da transparência na região

A apresentação dos resultados aconteceu na Sede da Procuradoria da República no Rio de Janeiro.

Mais uma vez Casimiro de Abreu ganhou destaque na região. O município foi apontado pelo Ministério Público Federal no Rio de Janeiro (MPF/RJ) como o 2º no ranking estadual de transparência entre as cidades da Baixada Litorânea e o 19º em todo o Estado. A informação repercutiu em diversos veículos, inclusive no site de notícias da Globo News. A apresentação dos resultados aconteceu na quarta-feira, dia 27, na Sede da Procuradoria da República no Rio de Janeiro.

Para o prefeito Antônio Marcos, o resultado mostra que o município está no caminho certo. “Precisamos prestar contas aos nossos munícipes, já que estamos lidando com dinheiro público. Ao mesmo tempo, está é uma forma do cidadão acompanhar que os nossos investimentos estão sendo feitos de maneira responsável”, disse.

A pesquisa avaliou o portal da transparência e as ferramentas de comunicação usadas pela Prefeitura. A análise foi feita com base na Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/11), na Lei da Transparência (Lei Complementar nº 131/2009) e no Decreto 7.185/10, que determinam a forma como deve ser a transparência administrativa do setor público. Foram avaliados 14 itens entre eles: a estrutura e as ferramentas disponíveis no portal; informações sobre as despesas e receitas municipais; relatórios de gestão disponibilizados; e os mecanismos para solicitações de informações do poder público, seja por meio de e-mail ou pessoalmente.

O procurador da República que atua sob a jurisdição de Macaé, Flávio de Carvalho Reis, foi o responsável por analisar Casimiro de Abreu. Segundo ele, a cidade foi uma das melhores que ele avaliou.

“A nossa responsabilidade governamental refletiu no reconhecimento do MPF, principalmente porque jamais deixamos de prestar informações e enviar documentos sempre que solicitados, o que eleva o nosso conceito no que se refere a transparência”, completou a corregedora-geral de Casimiro de Abreu, Rita Zaniboni.

Durante o evento, a Controladoria Geral da União (CGU) fez uma apresentação do Programa Brasil Transparente, que auxilia estados e municípios na implementação das práticas de transparência. Ao final do encontro, as cidades representadas receberam as recomendações para que a prestação de contas seja ainda mais eficiente.

A PESQUISA - O formulário de avaliação dos portais da transparência foi elaborado junto a Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA). Em 2015, um dos objetivos é estabelecer estratégias articuladas de fomento, monitoramento e cobrança do cumprimento da Lei nº 12.527/2011, em relação à transparência ativa e passiva.



PRESENÇAS - Casimiro de Abreu foi representado pela secretária de Comunicação, Michelle Reis. Participaram ainda os procuradores da República: Eduardo El Hage, Thiago Simão Miller, Stanley Valeriano da Silva e Sérgio Pinel. O evento contou também com a presença de outras prefeituras municipais, do governo do Estado do Rio de Janeiro e do representante do CGU, Marcelo Paluma.
Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

Publicidade