O Museu Casa de Casimiro de Abreu fica na rua Bernardo Gomes, s/no – na Beira Rio, em Barra de São João.
Com o
tema “Museus para uma sociedade sustentável”, a 13a Semana
dos Museus teve abertura oficial no Museu Casa de Casimiro de Abreu, na noite
da segunda-feira, dia 18.
Durante o
evento, o presidente da Fundação Cultural, Gustavo Marchiori, ressaltou a
importância do município participar de uma programação nacional. "A
Fundação Cultural participa da Semana Nacional dos Museus apesar da crise que
se instalou em nosso município e Estado porque acreditamos que esse é um
projeto importante. Precisamos conhecer e preservar nosso patrimônio material e
imaterial. Estamos em uma terra que tem o nome de um poeta e muitas belezas
naturais e arquitetônicas".
Logo após a
abertura oficial, o Coral da Escola Maestro Álvaro de
Souza executou o hino do município e apresentou também músicas do
cancioneiro popular. Dentro da programação, as exposições
“Marchetaria", do artista plástico Eduardo Avancini; “Reciclagem”, do
artista plástico Hilton Gimenez; “Um olhar sobre as águas de Casimiro de
Abreu”; e uma mostra de fotos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento
Sustentável. Todas trazem para o Museu a discussão sobre atitudes sustentáveis.
Para
Avancini, apesar de ter muitos anos, a Marchetaria tem conceitos muito
atuais. "A Marchetaria teve seu auge no Renascimento, na Itália e na
França e está relacionada aos conceitos da sustentabilidade. Dessa forma, 90%
do material que trabalhamos é reutilizado”. E completou: “Temos que ter muito
carinho com o material”.
Dando
prosseguimento à programação, nesta terça-feira, dia 19, a partir das 19 horas,
a bióloga Joseane Afonso de Oliveira ministrará uma palestra sobre
sustentabilidade.
SERVIÇO -
O Museu Casa de Casimiro de Abreu fica na rua Bernardo Gomes, s/no –
na Beira Rio, em Barra de São João.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!