Plantação das variedades prata e d´água fica em Cantagalo, Zona Rural do
Município
A primeira produção em escala comercial de bananas realizada em
Cantagalo, Zona Rural de Rio das Ostras, começa a apresentar os primeiros
resultados. Em 2014, o produtor Waldemir Alves Barcelos foi beneficiado, por
meio do Projeto de Fruticultura da Prefeitura, com a doação de 800 mudas das
variedades d´água e prata.
Agora, após aproximadamente um ano desde o plantio, o produtor começa a
colher os primeiros cachos, com uma média de 50 quilos por semana. Toda
produção é comercializada na própria localidade e ele planeja aumentar a área
cultivada com a plantação ainda este ano de mais 600 pés.
O produtor, que diversifica sua lavoura com feijão e milho, também aposta
no cultivo das bananas como uma fonte de renda permanente, com possibilidades
de ganhos o ano inteiro. “Apesar da pouca chuva nesse período de um ano, não
tive prejuízos significativos e as bananas que começo a colher já têm mercado
garantido na região. Confiante no sucesso dessa cultura aqui em Cantagalo, já
adquiri novas mudas e devo aumentar em breve minha produção”, comentou.
Segundo o diretor do Deap - Departamento de Agricultura e Pecuária de Rio
das Ostras, Anselmo Nazário, outros produtores já demonstram interesse em
cultivar bananas. “Já fomos procurados por alguns agricultores que pretendem
investir nessa cultura e estamos à disposição para toda a assistência técnica e
orientações que forem necessárias”, disse.
FRUTICULTURA – Lançado oficialmente na Festa do
Produtor Rural em 2013, o Projeto de Fruticultura da Secretaria do Ambiente,
Sustentabilidade, Agricultura e Pesca beneficiou agricultores locais com a
doação de 1 mil mudas de maracujá e 1 mil de bananas. Na ocasião, também foi
lançado o Programa de Melhoramento Genético de Galinhas de Postura, com a
doação de 50 matrizes de galinhas poedeiras. Os programas têm assistência
técnica do Departamento de Agricultura e Pecuária de Rio das Ostras.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!