Região dos Lagos registra mais de 100 incêndios em janeiro | Rio das Ostras Jornal

Região dos Lagos registra mais de 100 incêndios em janeiro

Equipes trabalham em Búzios, Rio das Ostras e Casimiro de Abreu.
Tempo seco, ventos e locais de difíceis acessos atrapalham os trabalhos.
Homens do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Guarda Municipal, continuam combatendo as chamas na Área de Relevante Importância Ecológica (Arie) do Parque de Itapebussus, em Rio das Ostras, na Região dos Lagos do Rio. Por conta do avanço dos focos, as folgas dos militares foram suspensas e as equipes de plantão do dia estão recebendo reforços. Cerca de 18 homens atuam no local e devem continuar até o domingo (25).
Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o foco principal está a cerca de um quilômetro da entrada de veículos o que dificulta a chegada da mangueira dos caminhões para o combate às chamas. Bombas costais estão sendo usadas pelas equipes para eliminar os focos. Uma área de mais de 30 mil m² foi consumida.
Em toda a Região dos Lagos, nos 21 dias de janeiro, foram registrados 100 focos de incêndio. Nesta quarta-feira (21) o Corpo de Bombeiros tentava conter as chamas em uma área de mata em Armação dos Búzios.
O comandate do 9º Grupamento de Bombeiro Militar, tenente coronel Jorge Alberto Vincenzi, comentou que o que dificulta o controle das chamas é a combinação de tempo seco, vento forte e o fogo subterrâneo, conhecido como turfa.
Na tentativa de isolar o fogo, uma retroescavadeira cedida pela Prefeitura de Rio das Ostras, está sendo usada para abrir valas e impedir que as chamas se alastrem para outras áreas.
Em Casimiro de Abreu, equipes também estão tentando eliminar definitivamente um incêndio em uma Área de Proteção Ambiental do Rio Macaé. De acordo com o Corpo de Bombeiros, as chamas no local são controladas, mas ressurgem logo depois.
"Em Casimiro de Abreu não chega a ser uma grande operação, mas vamos até lá, apagamos as chamas e elas retornam. Então estamos tentando eliminar os focos de uma vez. Em Rio das Ostras montamos uma grande operação porque as chamas já consumiram uma área com mais de 30 mil m². Não dá para falar como se iniciou o incêndio, mas com esse clima seco e os ventos, está se agravando", comentou Vicenzi. 

Fonte: G1 Região dos Lagos
Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!