Ação ministrada em dez escolas municipais conta com a integração de
estudantes na faixa de 12 a 16 anos
Após o sucesso no ano letivo de 2014, o projeto piloto de Iniciação à
Robótica terá novidades neste primeiro bimestre. A previsão é que o programa
Inovar e Aprender, que tem ênfase na robótica, ganhe um local especial para
atender os alunos e professores que estejam envolvidos no projeto piloto de
Iniciação à Robótica e linguagem de animação.
O espaço específico, que deve funcionar na área central, será a
oportunidade para que estudantes do Ensino Fundamental participem de montagem e
programação de robôs ao associarem conceitos básicos de Mecânica e Eletrônica.
No projeto, os alunos usam kits didáticos NXT (Lego), cedidos pela empresa
Lego-ZOOM.
A ação ministrada em dez escolas municipais conta com a integração de
estudantes na faixa de 12 a 16 anos. Durante as aulas, que são acompanhadas por
professores das unidades e monitores universitários da Universidade Federal do
Rio de Janeiro (UFRJ), os jovens cientistas se empenham diante das pesquisas.
Para este ano, a expectativa da rede municipal é repetir o êxito da
programação, que contribuiu com o empenho e a concentração dos participantes.
Outro destaque foi a segunda etapa regional First Lego League-2014, no Sesi
Jardim da Penha, em Vitória, em que as equipes das unidades Eda Daflon, Sana,
Ancyra Gonçalves Pimentel e Natálio Salvador Antunes, receberam premiação.
Em Macaé, a "Iniciação à Robótica" integra cerca de cem
alunos das seguintes escolas municipais: Eda Moreira Daflon, Amil Tanus e
Antônio Alvarez Parada (5º ano), Professora Elza Ibrahim, Professora Maria
Letícia Santos Carvalho, Polivalente Anísio Teixeira, Sana e Ancyra Gonçalves
Pimentel (6º ao 9º ano). Ainda fazem parte do projeto os estudantes do Ensino
Médio do Colégio Aplicação, Escola Técnica Municipal Natálio Salvador Antunes e
Ancyra Gonçalves Pimentel, e Colégio Aplicação (CAp) da Macaé (Funemac).
A secretária de Educação, Lúcia Thomaz, disse que o projeto se
consolida. “Traçamos diretrizes para melhorar e ampliar o projeto. A robótica
consegue trabalhar habilidades, competências e reforçar a capacidade inventiva
de crianças e jovens que ficam mais concentrados e voltados para valores como
cooperação, criatividade e raciocínio lógico”, finalizou.
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