Profissionais da Educação de Macaé param atividades e vão às ruas em busca de melhorias | Rio das Ostras Jornal

Profissionais da Educação de Macaé param atividades e vão às ruas em busca de melhorias

De acordo com os profissionais, líder do governo não está cumprindo com sua promessa que foi prioridade para a Educação.

Administrar cerca de 100 unidades de ensino, garantir merenda para mais de 40 mil alunos, conhecer as demandas de cada escola e atender aos anseios dos profissionais de Educação parece não ter sido uma tarefa fácil para os lideres de governo na Capital do Petróleo. E em busca de melhores condições de trabalhos para a categoria, que envolve não só os professores mas também auxiliares de serviços gerais e de serviços escolares, os profissionais por meio de iniciativa do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (SEPE) de Macaé realizaram na manhã de ontem uma Assembleia unificada. 

A concentração foi às 9h na Praça Veríssimo de Mello e em seguida uma caminhada foi feita até a sede da Prefeitura onde aguardavam ser atendidos pelo Prefeito. 

A presidente do Sepe, Maria Graças Gomes Franco ressaltou que essa é uma luta da categoria que se estende desde 2011 e o órgão não vai parar enquanto as reivindicações não forem atendidas. "Nossa luta é por uma educação de qualidade e se a educação foi anunciada pelo atual prefeito como uma de suas prioridades, ele tem que cumprir com o que prometeu e é por isso que estamos aqui hoje", disse. 

Uma professora da rede falou da situação precária das escolas de modo geral em vários aspectos, desde a estrutura ao quadro de profissionais. "Infelizmente o governo só nos atende quando fazemos esse tipo de movimento. No dia a dia ele não nos atende, não conhece a realidade das escolas que faltam pessoas para trabalhar, não contam com uma equipe pedagógica completa para auxiliar a direção e com isso, enquanto docentes, acabamos desempenhando outras funções na escola como o de psicólogas. Sem contar que  muitas escolas não têm porteiros, o quadro de merendeiras é formado por pessoas contratadas, enquanto que poderia haver concurso para essa área", ressaltou a docente. 

Ainda em meio ao desabafo ela falou também da precariedade na merenda escolar. "Eles só falam que a empresa está sendo substituída, mas nada é feito. Mesmo quando ela estava atuando, em dias que não tinha água na escola, também não havia merenda. A empresa não deve depender da Prefeitura para prestar seu serviço, se não tem água ela tem que dar um jeito e arcar com o compromisso. E tem mais, a estrutura física das unidades também é precária. Para termos uma sala ventilada, temos que fazer festinhas para arrecadar verbas e comprar pelo menos um ventilador, entre outras coisas. A educação merece mais atenção e nós profissionais também", ressaltou. 

A pauta de reivindicação da categoria é composta por 18 itens que vão desde a revisão e melhorias no PCCV Unificado Já, ao fim do assédio moral nas escolas.  

Pauta de reivindicação 

1- Revisão e melhorias no PCCV Unificado Já; 
2- Cumprimento do 1/3 de Planejamento, de acordo com a Lei Federal 11.738/08;
3- Duas matrículas, dois benefícios; 
4- Pagamento do enquadramento retroativo ao mês de agosto (Art. 75 do PCCV);
5- Equiparação do salário do professor A com ensino superior ao professor C; 
6- 36% de equiparação para porteiros, auxiliar de serviços gerais, funcionários e merendeiras;
7- Fim do Sábado Letivo; 
8- Devolução dos descontos indevidos do MACPREVI;
9- Revitalização do CEMEAES e retorno deste programa para a Educação; 
10- Revisão das escolas que devem receber a Gratificação por Local de Trabalho;
11- Pagamento a todos os profissionais das escolas; Auxílio-transporte intermunicipal;
12- Fim da proibição da SEMED sobre a merenda; 
13- Melhorias nas escolas;
14- Reforma e ampliação da rede (Nenhuma criança fora da Escola!); 
15- Chamada de concursados na lista de espera e novo concurso para 2014!; 
16- Fim da Violência nas escolas!;
17- Eleição Direta para Direção e para SEMED!; 
18- Fim de Assédio Moral nas Escolas!

Fonte: Juliane Reis/O Debate


Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!