O Parque Atalaia é uma das poucas reservas de Mata Atlântica ainda intactas no Estado do Rio de Janeiro. Fica a 27 quilômetros de Macaé, na Região Serrana e possui 235 hectares - 75% de mata fechada.
Contato com a natureza e trabalho fotográfico levam dez fotógrafos
a se emocionarem no primeiro Encontro de Fotografia Amadora da Biodiversidade
ocorrido no sábado (14) e no domingo (15). Cada um deles clicou cerca de 200
fotos, mas apenas cem fotos de todos eles constarão no livro que a Secretaria
de Ambiente vai lançar: a versão digital, em fevereiro ou março, e a obra
escrita, em abril ou maio de 2014.
Para o coordenador do encontro, o biólogo da Secretaria de Ambiente, Henrique Abrahão Charles, o principal objetivo foi dar oportunidade às pessoas que amam a natureza aprendessem a manusear a máquina fotográfica digital, mostrando seus pontos de vista através de imagens da biodiversidade do Parque Municipal Atalaia. Para participar do encontro o fotógrafo deveria ser amador.
O evento começou no sábado, às 8h, e foi até 15h30, com o grupo retornando, no domingo, às 7h, fotografando o meio ambiente até 13h30, quando a aventura terminou. Nesse período, foram clicados animais, plantas, rios, córregos, paisagens, aves, insetos, quando ocorreu uma aliança da perspectiva pessoal e poética com a biodiversidade.
Segundo o biólogo, haverá quatro encontros por ano no Parque Atalaia: um em cada estação (verão, primavera, outono e inverno). Desse modo, as fases da flora serão clicadas, além de animais e insetos mais relacionados ao clima e ao seu próprio tempo de gestação, por exemplo, as lagartas que se transformam em borboletas.
O Parque Atalaia é uma das poucas reservas de Mata Atlântica ainda intactas no Estado do Rio de Janeiro. Fica a 27 quilômetros de Macaé, na Região Serrana e possui 235 hectares - 75% de mata fechada.
Pelo e-mail henriquecharles.ufrrj@gmail.com as pessoas estão garantindo suas vagas nos próximos eventos.
O professor colaborador Alexandre Mendes, que faz parte da equipe organizadora, é especialista em edição de imagem e junto com Henrique selecionou as fotos vencedoras, algumas delas podem ser vistas no final dessa matéria.
- Vejo com fascínio todo esse encontro, uma vez que a população está cada vez mais envolvida com o meio ambiente, com a sustentabilidade. As pessoas se emocionaram com esse curso. É impressionante o poder que natureza tem sobre o homem. Quando se tem contato com o orvalho, plantas e animais ocorre uma grande felicidade nos nossos corações, conclui Henrique Charles.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!