Praia de Itaúna, Saquarema (RJ). |
Surfistas e moradores questionam o líquido escuro que está sendo despejado no mar por causa da obra.
Em Saquarema, uma polêmica gira em torno da obra realizada na Praia de Itaúna. Surfistas e moradores questionam o líquido escuro que está sendo despejado no mar por causa da obra de abertura do Canal na Barra Franca. O trabalho faz parte de um projeto de revitalização da Lagoa de Saquarema.
A obra de desassoreamento da lagoa custa cerca de R$ 1milhão e meio e tem previsão de ficar pronta em maio, mas os moradores duvidam que dessa vez dê certo. A dragagem da barra tem sido refeita ao longo dos últimos anos porque além da correnteza empurrar a areia de volta para a lagoa, o mole de pedras, estrutura que deveria conter a força do mar, não ficou como deveria. Até agora, foram retirados 25% do total de areia acumulada entre a lagoa e o mar.
Outra preocupação dos moradores é com relação à água e à areia que chegam com um tom escuro; eles querem saber é se essa cor significa poluição. O material vem por uma tubulação.
Quanto à retirada de areia do canal, a obra foi licenciada pelo INEA, que também gerencia os trabalhos. O instituto informou que o serviço é para diminuir o assoreamento da lagoa e reconhece que a solução depende da correção do mole de pedras.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!