“Entender o que é a psicologia assemelha-se a mergulhar a fundo na intensidade ser humano”
Quando se fala de interior entende-se como essência no que tange ao ser humano.
A gênese da psicologia moderna reside no primeiro laboratório de psicologia do mundo localizado em Leipzig na Alemanha, fundado por Wilhelm Wundt em Dezembro de 1879 (SCHULTZ; SCHULTZ, 1992).
“Entender o que é a psicologia assemelha-se a mergulhar a fundo na intensidade ser humano”
Mergulhar a fundo dá-se o entendimento de interior, do meio, da fonte, da origem. Nessa ótica percebe-se que Deus criador de todo o universo e Senhor de eternidade em eternidade (Salmos 90:1), ao criar também o ser humano, conhece o interior da sua criatura melhor do que ela mesma.
Quando se fala de interior entende-se como essência no que tange ao ser humano. Dessa forma ninguém melhor do que o próprio criador para entender a criatura! (Gênesis 1:26)
A Bíblia que é a palavra de Deus no Livro Poético de Provérbios 13:24 diz:
“O que retém a sua vara aborrece a seu filho, mas o que o ama a seu tempo castiga”
Salmos 23:4 diz:
“Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam”
Deus mergulhou a fundo no entendimento do ser humano e o conhece por dentro e por fora. Pela Sua Palavra entende-se que ainda que se multiplique a ciência e conhecimento da anatomia humana nunca se chegará ao pleno conhecimento que Deus tem do ser humano.
Por isso refuta-se a ciência chamada de “psicologia moderna” onde se diz conhecer “mergulhar a fundo” o homem, descartando plenamente o conhecimento totalizado, interno e externo, do ser humano.
A psicologia moderna, que hoje condena a correção dos pais a crianças, entende que essas correções que uma criança sofre podem ficar impregnadas em suas memórias e essa criança tende a repetir as mesmas agressões. Isso ocorre por causa de uma forma deturpada de amor que é atrelada a violência.
Fruto de uma alma doente, com sentimentos mal resolvidos, e pecados não confessados, os filhos se comportam semelhantes aos pais. Em sua maioria, eles também espiritualizam essa doença e deturpam a imagem do Criador e deixam de ser semelhantes a ELE. A figura do bom pastor que guia suas ovelhas se transforma em um ser que usa o cajado para bater nelas e as ovelhas se transformam em seres ignorantes e burros que precisam disso pra ser guiadas “com amor”. Um pouco de estudo e saberemos que o cajado tem na ponta um grande e arredondado “C” que serve pra orientá-las sem as ferir. Não existe, portanto, a “paulada de amor”.
Com essa mentalidade doentia surge o pecado da idolatria no meio cristão. Desta vez, não através de imagens, mas através de uma visão doentia do nosso Pai e Criador. Afastam-se do Deus Pai, ABA PAI, e cria-se intimidade com um deus que sente prazer em punir aqueles que desobedecem às suas Leis.
Certo que existe a Lei do Senhor, e nem uma vírgula ou um til da palavra do Senhor foi ou pode ser retirada. Sim, Deus é o fogo consumidor. Mas, nesse fogo podemos lançar nossos pecados, nossas fraquezas, nossa adoração e nosso louvor. E o Senhor nos recebe como sacrifícios vivos, sem derramamento de nosso sangue. Porque o sangue que precisava ser derramado já o foi na cruz do calvário.
E, como muitos têm visto nesse deus (que eles mesmos criaram em suas mentes) uma imagem de seus agressores, já não se consegue ter intimidade com o Deus vivo. E surge o esfriamento do amor, porque Deus é amor. E se não existe a presença do amor, o que sobra é a posse e o ciúme, a violência, o distanciamento uns dos outros e por fim a depressão. Isso tudo, por conta de que não fomos criados ou arquitetados (como dizem alguns) para servir e adorar a um deus que nós criamos e sim ao Deus todo poderoso criador dos céus e da terra.
Se não existe o amor, como poderemos servir a Deus? Se não podemos corrigir, o que faremos? Quem poderá corrigir os filhos? Será a vara dos pais, ou a vara do mundo?
PR. Fabio Ferreira – Igreja Batista Nova Jerusalém Rio das Ostras.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!