Petrópolis só tem um Conselho Tutelar e a sede fica no centro.
A demora no atendimento é o principal problema e por isso será aberta uma nova sede.
Mais proteção aos direitos das crianças e dos adolescentes: um novo Conselho Tutelar vai sair do papel em Petrópolis. O trabalho começa no ano que vem. Deve agilizar os atendimentos e também as respostas às denúncias da população.
Pai, mãe e filha: eles pediram para não ser identificados. A família veio ao Conselho Tutelar porque a menor teve problemas na escola. Eles moram no bairro de Nogueira, mas até chegar ao centro foi uma maratona.
A situação deles é a de muitos. Hoje, quem mora nos distritos não tem escolha. Petrópolis só tem um Conselho Tutelar e a sede fica no centro. O presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente aponta mais problemas. Para ele, a demora nos atendimentos é o maior deles, por isso, ano que vem vai ser aberto um novo. E as inscrições já estão abertas. O processo de escolha dos novos conselheiros mudou. Antes, os candidatos precisavam ter o ensino fundamental. Agora, precisam do ensino médio e também de comprovar que já trabalharam em programas de atendimento à criança.
E as denúncias estão crescendo. Em 2010, o Conselho Tutelar recebeu 975. Neste ano, até o dia 21 de outubro foram 1201 denúncias.
O conselheiro Agnes Dalzini acredita que a chegada de mais um grupo vai trazer mais qualidade para trabalho dele. Atualmente, os processos se acumulam. Com a instalação, Petrópolis ganha cinco novos conselheiros e passa a ter dez no total. As inscrições para a eleição terminam no dia 17 de novembro. A votação está marcada para dezembro e a posse dos conselheiros para maio do ano que vem. Uma lei federal determina que a cada 100 mil habitantes os municípios brasileiros tenham um novo conselho tutelar.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!