Bairro São Cristovão em Rio das Ostras é criadouro do mosquito da Dengue | Rio das Ostras Jornal

Bairro São Cristovão em Rio das Ostras é criadouro do mosquito da Dengue


Bueiros de toda a extensão da Rua Oscar Fonseca acumulam água da chuva
Há outros bairros com os mesmos problemas e a prefeitura de Rio das Ostras ainda não tomou providências
Mais uma vez Rio das Ostras apresenta focos da Dengue nos bairros da cidade, as incidências de mortes por dengue hemorrágica aumentaram, nesta rua já houve caso de óbito de um morador, mas, o laudo foi apresentado como causa não determinada.
O Rio das Ostras Jornal descobriu recentemente os focos do popularmente conhecido  “Criadouro do Mosquito da Dengue”, se encontram em todos os bueiros coletoras de águas pluviais, na Rua Oscar Fonseca, no bairro São Cristovão, em sua extensão e transversais. Comprovamos a existência destes focos, alertamos as autoridades competentes e pedimos para população tomar providências para evitar a doença.
Desnível da tubulação da rede
A altura das manilhas de escoamento das águas pluviais chega a ter até 40 centímetros de diferença  as águas das chuvas não escoam completamente na rede, sobrando ou ficando até 30 centímetros de água parada, líquido suficiente para se formar o criadouro. Esse desnível pode ser sanado se a Secretaria de Obras resolvesse limpar e completar o fundo do bueiro com concreto deixando-o no nível correto para evitar o acúmulo de água.
Soubemos que há outros bairros com os mesmos problemas e a prefeitura de Rio das Ostras ainda não tomou providências, vidas estão em perigo.
A Dengue é uma virose, ou seja, uma doença causada por vírus. O vírus é transmitido para uma pessoa através da picada da fêmea contaminada do mosquito Aedes Aegypti.
Tipos da doença e sintomas   
A doença pode se manifestar de duas formas: a dengue clássica e a dengue hemorrágica.
Dengue Clássica - os sintomas são mais brandos. A pessoa doente tem febre alta, dores de cabeça, nas costas e na região atrás dos olhos. A febre começa a ceder a partir do quinto dia e os sintomas, a partir do décimo dia. Neste caso, dificilmente acontecem complicações, porém alguns doentes podem apresentar hemorragias leves na boca e nariz.
Dengue hemorrágica - neste caso a doença manifesta-se de forma mais grave. Nos primeiros cinco dias os sintomas são semelhantes ao do tipo clássico. Porém, a partir do quinto dia, alguns doentes podem apresentar hemorragias em vários órgãos e choque circulatório. Pode ocorrer também vômitos, tontura, dificuldades de respiração, dores abdominais intensas e contínuas e presença de sangue nas fezes. Não ocorrendo acompanhamento médico e tratamento adequado, o paciente pode falecer.  
No verão essa doença faz uma quantidade maior de vítimas, pois o mosquito transmissor encontra ótimas condições de reprodução. Nesta estação do ano, as altas temperaturas e a grande quantidade de chuvas, aumenta e melhora o habitat ideal para a reprodução do Aedes Aegypti: a água parada. Lata, pneus, vasos de plantas, caixas d’água e outros locais deste tipo são usados para fêmea do inseto depositar seus ovos.
Para o caso da dengue clássica, não existe um tratamento específico. Os sintomas são tratados e recomenda-se repouso e alimentação com muitas frutas, legumes e ingestão de líquidos. Os doentes não podem tomar analgésicos ou anti-térmicos com base de ácido acetil-salicílico (Aspirina, AAS, Melhoral, Doril, etc.), pois estes favorecem o aparecimento e desenvolvimento de hemorragias no organismo.
Já no caso mais grave da doença, a hemorrágica, deve haver um rigoroso acompanhamento médico em função dos possíveis casos de agravamento com perdas de sangue e choque circulatório.

Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!