Durante a manhã desta terça, procuradores do Ministério Público Federal, com o apoio da Polícia Federal, vasculharam a prefeitura de Nova Friburgo.
Servidores e até secretários não tinham acesso ao prédio principal
No dia em que a maior catástrofe climática do país completa 6 meses e a população serrana ainda sente na pele a dor da perda, tem agora que conviver com a suspeita de não ter sido respeitada quando mais precisava. A justiça procura provas de desvio da verba pública que deveria ter sido usada para reconstrução das cidades atingidas. Prédios da prefeitura de Nova Friburgo foram alvo da ação dos agentes nesta terça-feira (12).
O Ministério Público Federal também pediu o afastamento do prefeito em exercício Dermeval Barboza Moreira Neto e do procurador geral do município, Hamilton Sampaio da Silva. Mas o pedido foi negado pela justiça. O procurador da república disse que irá analisar o caso e poderá entrar com um recurso.
Pilhas de documentos foram retiradas de várias secretárias. Durante toda a manhã procuradores do Ministério Público Federal, com o apoio da Polícia Federal, vasculharam a prefeitura de Nova Friburgo. Servidores e até secretários não tinham acesso ao prédio principal, do lado de fora a Polícia Militar também deu apoio.
Ao todo foram 40 mandados de busca e apreensão. O Ministério Público Federal procura documentos com informações sobre o uso dos recursos federais enviados logo após a tragédia.
O Procurador da República, conta que, desde o dia 24 de janeiro, várias requisições foram encaminhadas à prefeitura e poucas tiveram resposta. A desobediência renderá um processo de improbidade administrativa ao prefeito em exercício Dermeval Barboza Moreira Neto e ao procurador geral do município, Hamilton Sampaio da Silva. Além disso, eles também poderão responder criminalmente.
O Poder Legislativo do município também solicitava informações ao executivo. Segundo um vereador, foram mais de 15 pedidos e, até agora, poucos foram respondidos. Ele também questiona um contrato assinado com uma empresa de manutenção de equipamentos com valor, mais de R$ 900 mil.
A secretaria de Comunicação de Friburgo informou que o prefeito está viajando e deve retornar à cidade ainda nesta terça-feira (12). O secretário de Governo, José Ricardo Carvalho Lima disse que forneceu todos os documentos solicitados para exame e conferência e que os arquivos da prefeitura estão abertos para qualquer tipo de consulta e esclarecimento para as autoridades federais.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!