![]() |
| Hospital Municipal de Rio das Ostras |
Médicos envolvidos nas denúncias continuam trabalhando normalmente
Ontem (25), as indicações foram votadas com determinação e rapidez na sessão da Câmara. Isso porque, estava prevista para esta quarta-feira a votação do PL (Projeto de Lei) que trata da redução dos cargos comissionados da Casa Legislativa, cuja discussão aconteceria numa sessão extraordinária, logo após o término da sessão normal.
Na “Ordem do Dia”
O vereador Luizinho entrou com o PL N° 011/2011 propondo a proibição do uso de aparelhos de telefone celulares dentro das agências bancárias de Rio das Ostras: “Temos que dar segurança e acabar com esse problema da ‘saidinha’ do banco”, afirma.
Cemir Jóia, recebendo o aparte concedido pelo colega, deu apoio e parabenizou a indicação de Luizinho, afirmando que na próxima semana entrará com requerimento na casa, para que os bancos da cidade abram as portas as 10:00h, atendendo logo no início dos trabalhos às prioridades aos idosos, gestantes e deficientes. O PL foi aprovado por unanimidade em votação nominal, e em dois turnos.
O vereador Rosenildo, fez o requerimento oficial Nº 003/2011 à mesa diretora da Casa, para a instauração da Comissão Especial de Inquérito da Saúde, objetivando a apuração das denúncias de óbitos por descaso e erro médicos, ocorridos no Hospital Municipal e Pronto-Socorro de Rio das Ostras (matérias publicadas pelo Rio das Ostras Jornal, em sua primeira e segunda edições de 2011).
Em seu discurso, Rosenildo agradeceu seus colegas pelas assinaturas em apoio, lembrando também que há muito a ser feito pela frente. Ainda solicitou a ajuda de todos os colegas para dar seguimento aos trabalhos, ponderando que a finalidade não é realizar julgamentos, mas encaminhar responsabilidades à Justiça Comum para que, esta sim, determine culpabilidades. Segundo afirmou, o objetivo é apurar os fatos sem fazer política, prova disso é que um profissional da saúde acompanhará os depoimentos e a Comissão.
Nini, continuando a discussão, parabenizou Rosenildo embora não fizesse parte da Comissão e assinou com satisfação o requerimento, ainda lembrando o colega sobre outra senhora que iria procurá-lo para denunciar mais um caso, logo haveria novo depoimento a ser colhido. Para finalizar, Nini afirmou que trabalharia com empenho para responder os anseios da comunidade, momento em que Rosenildo o alertou sobre o quantitativo de vereadores que poderiam votar - apenas quatro (4) edis – embora todos estejam aptos a participar.
Neco, em seu discurso, disse que como líder do governo, conta com o apoio do prefeito, uma vez que é de interesse do administrador municipal que sejam apurados os fatos em busca da verdade para que se punam os culpados. Ressalta ainda o vereador que um caso em especial será focado, para que seja apurado passo-a-passo exaltando a importância do respaldo aos profissionais para que haja justiça, e punição no caso de injustiça. Rosenildo afirmou no aparte concedido pelo vereador Neco, que conversou com o prefeito sobre a intenção de requerer a Comissão Especial de Inquérito e que “não iria aceitar pressão de “A” ou “B” na busca séria da verdade sobre caso”.
O vereador Carlos Afonso, declarou que é uma obrigação da Casa Legislativa fiscalizar os atos do Executivo, mas lembra a importância da Comissão não fazer julgamentos antecipados, assim como se evitar sensacionalismo, logo, haverá de se ter muito cuidado.
Betinho afirmou ter assinado o requerimento e que está à disposição da Comissão; que será sua primeira participação em algo dessa magnitude, então tudo isto o levou a pensar: “Uma vez que não se sabe o que aconteceu realmente, os médicos envolvidos nas denúncias ainda estão trabalhando normalmente, como se nada houvesse acontecido!”.
A Comissão Especial de Inquérito é composta pelos vereadores, Rosenildo, Alex Amarrado, Neco e Ademir da Farmácia.
A instauração da CEI da Saúde foi aprovada por unanimidade.
Na indicação nº 215/2011, o vereador Luizinho propõe a construção de uma cisterna comunitária; a qual Rosenildo, Carlos Afonso e Nini apoiaram e parabenizaram a solicitação.
O vereador Ademir indicou (nº 352/2011) a contratação com urgência de um medico Pneumologista para atender a população, devido a carência existente. O colega Alex Amarrado, disse que está acompanhando esta situação de perto, tendo em vista que seu assessor e padrasto estão se tratando no Rio devido à falta de profissional nesta especialidade atuando na cidade. Foi aprovado.
Betinho indicou (nº 117/211) a construção de um abrigo no ponto de ônibus na entrada de Cantagalo que fica ao lado do Posto da Policia Rodoviária. Foi aprovado por unanimidade.

0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!